Etapas de Configuração da Funcionalidade

A configuração de uma funcionalidade customizada requer a execução das seguintes etapas:

Cadastre a Funcionalidade Customizada

No cadastro da Funcionalidade Customizada é definido o tipo WebView, URL e também em quais canais de atendimento ela será disponibilizada.

Cadastro de Funcionalidade Customizada

Cadastre a Origem da WebView

O cadastro da Origem (URL) da WebView é obrigatório, pois é através dela que se dará o acesso à funcionalidade. Deve ser feito através do Painel Mosia OmniChannel → SegurançaCadastro de Origem.

Cadastro da Origem

Sem o cadastro da Origem o redirecionamento para a URL da WebView retornará error 403, podendo causar o banimento da Origem caso as requisições não autorizadas persistam.

Cadastre o Tipo de Ocorrência

O acesso do usuário a uma funcionalidade customizada sempre irá gerar uma ocorrência. O cadastro do tipo de Ocorrência é feito através do Painel Mosia OmniChannel → OcorrênciasTipos de Ocorrências.

O vínculo do Tipo de Ocorrência com a Funcionalidade Customizada é realizado na etapa de ativação.

A ocorrência gerada nesse momento tem estado rascunho, não visível ainda para interação no painel do atendente. A mudança desse estado pode ser feita através da API de Ocorrências.

Ative da Funcionalidade Customizada

A ativação da Funcionalidade Customização é o processo final para torná-la disponível, e á feita através do Configurador Público, menu FuncionalidadesConfigurador de Funcionalidades.

Na ativação o layout da funcionalidade poderá ser customizado e também o seu comportamento na abertura da WebView.

Acesse a Chave Passe

No momento do acesso pelo usuário à funcionalidade customizada, é passado via QueryString à URL cadastrada a Chave Passe. Utilize essa chave para acessar as APIs de Dados e também a API de Ocorrência para mudança do estado da ocorrência.

Exemplo: https://minhaPagina.meudominio.com.br/web/meuPWA?chavePasse=HHAA-UIID-UUIIIDD

Cadastre a Origem de Acesso às APIs

Assim como o cadastro da Origem da WebView, a origem que será utilizada para acessar as APIs também devem ser cadastradas.

Acesse a API de Dados

A API de Dados fornece acesso à várias informações sobre o usuário logado:

  • Dados da sessão do usuário logado

  • Dados do grupo familiar do usuário logado

  • Dados do sistema operacional

  • Dados de geolocalização

Seu acesso deve ser feito num prazo máximo de 10 minutos após a requisição inicial de acesso à URL. Caso necessite desses dados por um período maior, sugerimos persisti-los localmente.

Acesse a API de Ocorrências

Caso necessite interagir com a ocorrência criada automaticamente no acesso à funcionalidade customizada via Painel do Atendente, utilize a API de Ocorrência para remover o estado de rascunho da ocorrência.

Mobile Saúde - Mosia Omnichannel