Guia Saúde arquivos de importação

Tópicos:


DICA:

Este layout foi criado para importações realizadas no painel do cliente da Mobile Saúde ou via SFTP.

IMPORTANTE

  • O arquivo gerado deve OBRIGATORIAMENTE conter um registro de cabeçalho, correspondente ao nome dos campos em todos os arquivos informados mesmo para os campos opcionais os mesmos devem ser preenchidos em branco, caso contrário, serão rejeitados pelo validador de integração.
  • O conteúdo dos campos não devem conter ";" (PONTO E VIRGULA), o mesmo é delimitador de campo do arquivo devendo somente ser usado para este fim;
  • TODOS os campos devem seguir exatamente as recomendações indicadas nesta documentação, caso contrário, serão rejeitados pelo validador de integração.

    Exemplo do campo "complemento":

    • "Salas 503;504;505"
    • "Edifcio A; Sala B"
    • "Salas 503 504 e 505" (concordo)
    • "Edifício A Sala B" (concordo)

1. Integração de dados Mobile Saúde

Para que sua rede credenciada esteja disponível a todos os seus clientes através da plataforma Mobile Guia de Saúde, seus dados devem ser disponibilizados na nuvem da Mobile Saúde.

O layout disponibilizado nesta seção vai auxilia-lo a construir seus arquivos de migração no layout estipulado.

Dica de construção dos arquivos: a Mobile Saúde recomenda que sempre que for necessário atualizar sua rede, sua empresa gere arquivos no formato "carga total". Nossos importadores são otimizados para realizar a importação rapidamente, mesmo nessas condições. Isso facilitará muito a implementação de sua rotina de exportação.

Para informações sobre como realizar o "upload" dos arquivos gerados, disponibilizamos um "passo a passo" no gerenciamento da área restrita. Os documentos relacionados à área restrita fornecem informações sobre como acessar e realizar o upload dos dados através da página web. clicando aqui.


Passo a passo

O Guia de Saúde utiliza 10 Layouts de arquivos, a saber:

  • ESPECIALIDADES – especialidades que a operadora deseja divulgar no guia de saúde;
  • SUBESPECIALIDADES – Sub-especialidades que a operadora deseja divulgar no guia de saúde;
  • PLANOS - planos ou grupos de planos (redes) que sua operadora divulgará no guia;
  • REDES X PLANOS – contém a relação de planos que compõem uma rede de atendimento. Esse arquivo é utilizado quando o arquivo de PLANOS é utilizado para enviar informações sobre Rede de Atendimento ao invés dos planos da operadora;
  • TIPO DE REDE CREDENCIADA - tipos (classes) de Rede para a base online da Mobile Saúde;
  • CORPO CLÍNICO - integrantes de equipe, staff ou corpo clínico dos credenciados
  • REDE CREDENCIADA - credenciados que atenderão às especialidades e planos vinculados
  • HORÁRIOS DE ATENDIMENTO - horários de atendimento do prestador de serviços
  • QUALIFICAÇÃO E ACREDITAÇÃO - informações sobre acreditação e / ou qualificações da rede
  • MEDICAMENTOS – lista de medicamentos que será apresentada no app (seção medicamentos – quando disponível em seu modelo de App);


Layouts obrigatórios

São OBRIGATÓRIOS, ou seja, 4 arquivos necessitam ser informados para que o sistema funcione:

  • ESPECIALIDADES
  • PLANOS
  • TIPO DE REDE CREDENCIADA
  • REDE CREDENCIADA



Layouts opcionais

São OPCIONAIS, ou seja 6 arquivos, apesar de interessantes para que as informações sobre a rede sejam mais completas possíveis, não impedem o funcionamento do Guia de Saúde:

  • SUBESPECIALIDADES
  • CORPO CLÍNICO
  • HORÁRIOS DE ATENDIMENTO
  • QUALIFICAÇÃO E ACREDITAÇÃO
  • MEDICAMENTOS
  • REDES X PLANOS



Considerações

DICA:

Após recebermos o retorno dos arquivos gerados pela Operadora, faremos uma validação preliminar, antes de orientarmos o processo de upload dos mesmos no sistema.



Critérios de preenchimento
AbreviaçãoNomeDescrição
MMandatórioO preenchimento do atributo é obrigatório. Caso o atributo esteja nulo ou em branco, seu arquivo será rejeitado.
CCondicional

O atributo pode tornar-se obrigatório quando um ou mais atributos auxiliares for preenchido / atualizado.

Quando não obrigatório o conteúdo pode ser informado em branco.

OPOpcionalSeu preenchimento não é obrigatório. Podendo o conteúdo estar em branco.

2. Layout ESPECIALIDADES - (GM_MS_ESPEC.csv)

Breve explicação sobre especialidades

Arquivo onde devem ser informadas as especialidades que sua operadora deseja divulgar no guia, podendo ser utilizados códigos CBO ou códigos próprios internos.

Utilize os códigos CBO ou códigos próprios de sua operadora, conforme seus sistemas. Este arquivo será utilizado no layout de REDE CREDENCIADA e CORPO CLÍNICO.

seqcritériocampostipo

descrição

1Mcodigo_cboAlfanumérico

Informe o código de sua especialidade. Podem ser utilizados códigos CBO ou códigos próprios, caso não exista um CBO correspondente.

Atenção

NÃO DUPLICAR OS CÓDIGOS. A duplicação de códigos INVALIDARÁ seus arquivos de carga.

2MdescricaoAlfanuméricoDescrição de sua especialidade.
3Mversao_layoutAlfanuméricoInformar 2.2 para envio deste layout.
4OPempresa_idAlfanumérico

Campo reservado para implementação futura. 

Observações importantes sobre o layout de especialidades
  1. Este arquivo é de envio OBRIGATÓRIO, ou seja, a cada nova carga de Rede Credenciada, será necessário enviar também este arquivo.
  2. O arquivo deve ser confeccionado obrigatoriamente na extensão "CSV". Após sua geração, deve ser compactado no formato "ZIP".
  3. Não existe um formato padrão para os nomes dos arquivos gerados. Porém, recomendamos que exista um critério definido para que os arquivos sejam facilmente identificáveis. Exemplo: "GM_MS_ESPEC_26122012_170531.csv"
    1. Com este modelo de nomenclatura, é possível identificar o software gerador do arquivo (aqui exemplificado por GM_MS), o layout do arquivo (ESPEC, ou seja, layout de envio de Especialidades Médicas), além de identificar facilmente a data e hora da geração do arquivo (26122612_170531). Lembramos que este modelo de nomenclatura é apenas sugerido, não obrigatório. Cada empresa poderá gerar o arquivo com o nome que preferir.
  4. O arquivo gerado deve obrigatoriamente conter um registro de cabeçalho, correspondente ao nome dos campos. No caso do layout de Especialidades Médicas, a linha de cabeçalho será a seguinte:

    "codigo_cbo";"descricao";"versao_layout","empresa_id";
  5. As informações contidas no arquivo deverão sempre estar entre ASPAS DUPLAS, inclusive no cabeçalho. Exemplo do conteúdo do arquivo de Especialidades Médicas, incluindo o cabeçalho:

    "codigo_cbo";"descricao";"versao_layout","empresa_id";
    "002";"CARDIOLOGIA";"2.2","";
  6. Todas as linhas do arquivo devem ser finalizadas com o caractere PONTO E VÍRGULA. Exemplo de um trecho do arquivo de Especialidades Médicas:

    "codigo_cbo";"descricao";"versao_layout","empresa_id";
    "002";"CARDIOLOGIA";"2.2","";
    "055";"HOSPITAL E MATERNIDADE";"2.2","";
  7. Não utilize caracteres de ponto e virgula (;) nos conteúdos dos campos:

    Atenção

    Em alguns campos de texto é comum separarmos um item do outro utilizando o caractere ponto e virgula (;). Porém, no momento da exportação, este caractere não pode ser usado como conteúdo do campo, pois o ponto e vírgula é o caractere que delimita o fim de um campo e início de outro, em arquivos CSV.

3. Layout SUBESPECIALIDADES - (GM_MS_SUBESP.csv)

Breve explicação sobre subespecialidades

Arquivo onde devem ser informadas as subespecialidades ou áreas de atuação que sua operadora deseja divulgar no guia, podendo ser utilizados códigos próprios internos.
Este arquivo NÃO É OBRIGATÓRIO e será utilizado apenas se sua operadora tiver casos onde a especialidade / área de atuação é “Cardiologia” e exista uma subdivisão “Cardiologia pediátrica”, por exemplo.


Atenção

Este arquivo será utilizado no layout de REDE CREDENCIADA.


seqcritériocampostipodescrição
1codigo_subMAlfanumérico

Informe o código de sua subespecialidade.

Atenção

NÃO DUPLICAR OS CÓDIGOS. A duplicação de códigos INVALIDARÁ seus arquivos de carga.

2descricaoMAlfanuméricoDescrição de sua subespecialidade ou área de atuação.
Observações importantes sobre o layout de subespecialidades
  1. Este arquivo é de envio OBRIGATÓRIO, ou seja, a cada nova carga de Rede Credenciada, será necessário enviar também este arquivo.
  2. O arquivo deve ser confeccionado obrigatoriamente na extensão "CSV". Após sua geração, deve ser compactado no formato "ZIP".
  3. Não existe um formato padrão para os nomes dos arquivos gerados. Porém, recomendamos que exista um critério definido para que os arquivos sejam facilmente identificáveis. Exemplo: "GM_MS_SUBESP_26122012_170531.csv"
    1. Com este modelo de nomenclatura, é possível identificar o software gerador do arquivo (aqui exemplificado por GM_MS), o layout do arquivo (SUBESP, ou seja, layout de envio de Subespecialidades Médicas), além de identificar facilmente a data e hora da geração do arquivo (26122612_170531). Lembramos que este modelo de nomenclatura é apenas sugerido, não obrigatório. Cada empresa poderá gerar o arquivo com o nome que preferir.
  4. O arquivo gerado deve obrigatoriamente conter um registro de cabeçalho, correspondente ao nome dos campos. No caso do layout de Subespecialidades Médicas, a linha de cabeçalho será a seguinte:

    "codigo_sub";"descrição";
  5. As informações contidas no arquivo deverão sempre estar entre ASPAS DUPLAS, inclusive no cabeçalho. Exemplo do conteúdo do arquivo de Subespecialidades Médicas, incluindo o cabeçalho:

    "codigo_sub";"descrição";
    "001";"CARDIOLOGIA PEDIÁTRICA"
  6. Todas as linhas do arquivo devem ser finalizadas com o caractere PONTO E VÍRGULA. Exemplo de um trecho do arquivo de Subespecialidades Médicas:

    "codigo_sub";"descrição";
    "001";"CARDIOLOGIA PEDIÁTRICA";
    "002";"HOMATOLOGIA";
  7. Não utilize caracteres de ponto e virgula (;) nos conteúdos dos campos:

    Atenção

    Em alguns campos de texto é comum separarmos um item do outro utilizando o caractere ponto e virgula (;). Porém, no momento da exportação, este caractere não pode ser usado como conteúdo do campo, pois o ponto e vírgula é o caractere que delimita o fim de um campo e início de outro, em arquivos CSV.

4. Layout PLANOS - (GM_MS_PLANOS.csv)

Breve explicação sobre planos

Neste arquivo, deverão ser informados somente os planos ou grupos de planos (redes) que sua operadora deseja divulgar no guia de saúde. 

DICA:

Se a sua operadora optar por enviar o grupo de rede, utilize o layout REDE X PLANOS para detalhar os planos que compõe cada rede deste arquivo.

Atenção

Este arquivo será utilizado no layout de REDE CREDENCIADA.

seqcritériocampostipodescrição
1Mcodigo_legadoAlfanumérico

Informe o código de seu plano (produto) ou rede em seus sistemas de gestão.

Atenção

Este campo não deve conter “espaços” se o conteúdo for composto.

Exemplo incorreto: “01 Plano”

Exemplo correto: “01-Plano” ; “01Plano” ; “01_Plano”

2MdescricaoAlfanuméricoInforme a descrição de seu plano (produto) ou rede de planos.
3OPeletivoAlfanuméricoInforme se o plano (produto) ou rede possui atendimento em regime eletivo.
4OPemergenciaAlfanuméricoInforme se o plano (produto) ou rede possui atendimento em regime de urgência.
5Mversao_layoutAlfanuméricoInformar 2.2 para envio deste layout.
6Cregistro_plano_ansAlfanumérico

Para empresas de planos de saúde. Deve ser enviado o número de registro do produto na ANS ou o número de registro para planos anteriores a lei 9656/98.

Atenção

Para empresas que não
são do ramo de saúde suplementar, este campo é PREENCHIMENTO OPCIONAL.

7C

classificacao_para_fins_comercializacao

Alfanumérico

Para empresas que sejam operadoras de saúde. Neste campo deve ser enviada a classificação do plano, conforme descrito na RN 195/09 – ANS:

  • Individual/Familiar
  • Coletivo Empresarial
  • Coletivo Por Adesão

Atenção

Para empresas que não
são do ramo de saúde suplementar, este campo é PREENCHIMENTO OPCIONAL.

8Csituacao_plano_comercializacaoAlfanumérico

Para empresas de sejam operadoras de saúde. É necessário informar a situação do plano, conforme a RN 85 / 2004, ou seja:

  • Ativo
  • Ativo com comercialização suspensa
  • Cancelado

Atenção

Para empresas que não
são do ramo de saúde suplementar, este campo é PREENCHIMENTO OPCIONAL.

9OPsequencialNuméricoInforme a ordem que o plano deverá aparecer na listagem de planos. Se este campo não for preenchido a listagem de planos será apresentada em ordem alfabética.
10OPempresa_idNuméricoCampo reservado para implementação futura. 
Observações importantes sobre o layout de planos
  1. Este arquivo é de envio OBRIGATÓRIO, ou seja, a cada nova carga de Rede Credenciada, será necessário enviar também este arquivo.
  2. O arquivo deve ser confeccionado obrigatoriamente na extensão "CSV". Após sua geração, deve ser compactado no formato "ZIP".
  3. Não existe um formato padrão para os nomes dos arquivos gerados. Porém, recomendamos que exista um critério definido para que os arquivos sejam facilmente identificáveis. Exemplo: "GM_MS_PLANOS_26122012_170531.csv"
    1. Com este modelo de nomenclatura, é possível identificar o software gerador do arquivo (aqui exemplificado por GM_MS), o layout do arquivo (PLANOS, ou seja, layout de envio de Planos), além de identificar facilmente a data e hora da geração do arquivo (26122612_170531). Lembramos que este modelo de nomenclatura é apenas sugerido, não obrigatório. Cada empresa poderá gerar o arquivo com o nome que preferir.
  4. O arquivo gerado deve obrigatoriamente conter um registro de cabeçalho, correspondente ao nome dos campos. No caso do layout de Planos, a linha de cabeçalho será a seguinte:

    "codigo_legado";"descricao";"eletivo";"emergencia";"versao_layout";"registro_plano_ans";"classificacao_para_fins_comercializacao";"situacao_plano_comercializacao";"sequencial";"empresa_id";
    
  5. As informações contidas no arquivo deverão sempre estar entre ASPAS DUPLAS, inclusive no cabeçalho. Exemplo do conteúdo do arquivo de Planos, incluindo o cabeçalho:

    "codigo_legado";"descricao";"eletivo";"emergencia";"versao_layout";"registro_plano_ans";"classificacao_para_fins_comercializacao";"situacao_plano_comercializacao";"sequencial";"empresa_id";
    "0001001";"PLANO BASICO";"S";"S";"2.2";"123456";"INDIVIDUAL/FAMILIAR";"ATIVO";"";""
  6. Todas as linhas do arquivo devem ser finalizadas com o caractere PONTO E VÍRGULA. Exemplo de um trecho do arquivo de Planos.

    "codigo_legado";"descricao";"eletivo";"emergencia";"versao_layout";"registro_plano_ans";"classificacao_para_fins_comercializacao";"situacao_plano_comercializacao";"sequencial";"empresa_id";
    "0001001";"PLANO BASICO";"S";"S";"2.2";"123456";"INDIVIDUAL/FAMILIAR";"ATIVO";"";""
    "0004001";"PLANO ADVANCED";"S";"S";"2.2";"112112";"";"ATIVO";"";""
  7. Não utilize caracteres de ponto e virgula (;) nos conteúdos dos campos:

    Atenção

    Em alguns campos de texto é comum separarmos um item do outro utilizando o caractere ponto e virgula (;). Porém, no momento da exportação, este caractere não pode ser usado como conteúdo do campo, pois o ponto e vírgula é o caractere que delimita o fim de um campo e início de outro, em arquivos CSV.

5. Layout REDES X PLANOS - (GM_MS_REDEPLAN.csv)

Breve explicação sobre redes x planos

Este arquivo é opcional e só deve ser enviado se a sua operadora optou por enviar grupos de planos (redes) no arquivo de planos. Neste arquivo sua operadora deve enviar a relação de planos que compõe cada rede.

Atenção

Este arquivo será utilizado no layout de REDE CREDENCIADA.

seqcritériocampostipo

descrição

1Mcodigo_planoAlfanumérico

Informe o código de seu plano em seus sistemas de gestão.

Atenção

Este código deve conter um relacionamento com a coluna "codigo_legado" do arquivo de PLANOS.

2Mcodigo_redeAlfanuméricoInforme o código de sua rede em seus sistemas de gestão.
3MdescricaoAlfanuméricoInforme a descrição de seu plano (produto) ou rede de planos.
4OPeletivoAlfanuméricoInforme se o plano (produto) ou rede possui atendimento em regime eletivo.
5OPemergenciaAlfanuméricoInforme se o plano (produto) ou rede possui atendimento em regime de urgência.
6Mversao_layoutAlfanuméricoInformar 2.2 para envio deste layout.
7Cregistro_plano_ansAlfanumérico

Para empresas de planos de saúde. Deve ser enviado o número de registro do produto na ANS ou o número de registro para planos anteriores a lei 9656/98.

Atenção

Para empresas que não
são do ramo de saúde suplementar, este campo é PREENCHIMENTO OPCIONAL.

8Cclassificacao_para_fins_comercializacaoAlfanumérico

Para empresas que sejam operadoras de saúde. Neste campo deve ser enviada a classificação do plano, conforme descrito na RN 195/09 – ANS:

  • Individual/Familiar
  • Coletivo Empresarial
  • Coletivo Por Adesão

Atenção

Para empresas que não
são do ramo de saúde suplementar, este campo é PREENCHIMENTO OPCIONAL.

9Csituacao_plano_comercializacaoAlfanumérico

Para empresas de sejam operadoras de saúde. É necessário informar a situação do plano, conforme a RN 85 / 2004, ou seja:

  • Ativo
  • Ativo com comercialização suspensa
  • Cancelado

Atenção

Para empresas que não
são do ramo de saúde suplementar, este campo é PREENCHIMENTO OPCIONAL.

10OPsequencialNuméricoInforme a ordem que o plano deverá aparecer na listagem de planos. Se este campo não for preenchido a listagem de planos será apresentada em ordem alfabética.
11OPempresa_idAlfanuméricoCampo reservado para implementação futura. 


Observações importantes sobre o layout de redes x planos
  1. Este arquivo é de envio opcional e só deve ser enviado se a sua operadora optou por enviar grupos de planos (redes) no arquivo de planos. Neste arquivo sua operadora deve enviar a relação de planos que compõe cada rede.
  2. O arquivo deve ser confeccionado obrigatoriamente na extensão "CSV". Após sua geração, deve ser compactado no formato "ZIP".
  3. Não existe um formato padrão para os nomes dos arquivos gerados. Porém, recomendamos que exista um critério definido para que os arquivos sejam facilmente identificáveis. Exemplo: "GM_MS_PLANO_REDE_26122012_170531.csv"
    1. Com este modelo de nomenclatura, é possível identificar o software gerador do arquivo (aqui exemplificado por GM_MS), o layout do arquivo (REDES x PLANOS, ou seja, layout de envio de rede x planos), além de identificar facilmente a data e hora da geração do arquivo (26122612_170531). Lembramos que este modelo de nomenclatura é apenas sugerido, não obrigatório. Cada empresa poderá gerar o arquivo com o nome que preferir.
  4. O arquivo gerado deve obrigatoriamente conter um registro de cabeçalho, correspondente ao nome dos campos. No caso do layout de Planos, a linha de cabeçalho será a seguinte:

    "codigo_rede";"codigo_plano";"descricao";"eletivo";"emergencia";"versao_layout";"registro_plano_ans";"classificacao_para_fins_comercializacao";"situacao_plano_comercializacao";"sequencial";"empresa_id";
  5. As informações contidas no arquivo deverão sempre estar entre ASPAS DUPLAS, inclusive no cabeçalho. Exemplo do conteúdo do arquivo de Planos, incluindo o cabeçalho:

    "codigo_rede";"codigo_plano";"descricao";"eletivo";"emergencia";"versao_layout";"registro_plano_ans";"classificacao_para_fins_comercializacao";"situacao_plano_comercializacao";;"sequencial";"empresa_id";
    “1“;"0001001";"PLANO BASICO";"S";"S";"2.2";"123456";"INDIVIDUAL/FAMILIAR";"ATIVO","";"1";
  6. Todas as linhas do arquivo devem ser finalizadas com o caractere PONTO E VÍRGULA. Exemplo de um trecho do arquivo de Redes X Planos.

    "codigo_rede";"codigo_plano";"descricao";"eletivo";"emergencia";"versao_layout";"registro_plano_ans";"classificacao_para_fins_comercializacao";"situacao_plano_comercializacao";"sequencial";"empresa_id";
    “1“;"0001001";"PLANO BASICO";"S";"S";"2.2";"123456";"INDIVIDUAL/FAMILIAR";"ATIVO","";"1";
    “1“;"0004001";" PLANO ADVANCED ";"S";"S";"2.2";"123456";"INDIVIDUAL/FAMILIAR";"ATIVO","";"1";
  7. Não utilize caracteres de ponto e virgula (;) nos conteúdos dos campos:

    Atenção

    Em alguns campos de texto é comum separarmos um item do outro utilizando o caractere ponto e virgula (;). Porém, no momento da exportação, este caractere não pode ser usado como conteúdo do campo, pois o ponto e vírgula é o caractere que delimita o fim de um campo e início de outro, em arquivos CSV.

6. Layout TIPO DE REDE CREDENCIADA - (GM_MS_TPREDE.csv)

Breve explicação sobre tipo de de rede credenciada

Utilize este layout para enviar seus tipos (classes) de Rede Credenciada para a base online da Mobile Saúde.

Esta informação será utilizada na exportação de REDE CREDENCIADA.

seqcritériocampostipodescrição
1MclasseAlfanuméricoInforme neste campo um código para o tipo de Rede Credenciada. Exemplo: MED, CLI, HOS, LAB para médicos,
clínicas, hospitais e laboratórios, respectivamente. Pode-se utilizar também um sequencial (0001, 0002, 0003,
etc).
2MdescricaoAlfanuméricoDescrição do seu tipo de Rede Credenciada (classe).
3Mversao_layoutAlfanuméricoInformar 2.2 para envio deste layout.
4OPempresa_idAlfanumérico

Campo reservado para implementação futura. 

Observações importantes sobre o layout de tipo de de rede credenciada
  1.  Este arquivo é de envio OBRIGATÓRIO, ou seja, a cada nova carga de Rede Credenciada, será necessário enviar também este arquivo.
  2. O arquivo deve ser confeccionado obrigatoriamente na extensão "CSV". Após sua geração, deve ser compactado no formato "ZIP".
  3. Não existe um formato padrão para os nomes dos arquivos gerados. Porém, recomendamos que exista um critério definido para que os arquivos sejam facilmente identificáveis. Exemplo: "GM_MS_TPREDE_26122012_170531.csv"
    1. Com este modelo de nomenclatura, é possível identificar o software gerador do arquivo (aqui exemplificado por GM_MS), o layout do arquivo (TPREDE ou seja, layout de envio de Tipo de Rede Credenciada), além de identificar facilmente a data e hora da geração do arquivo (26122612_170531). Lembramos que este modelo de nomenclatura é apenas sugerido, não obrigatório. Cada empresa poderá gerar o arquivo com o nome que preferir.
  4. O arquivo gerado deve obrigatoriamente conter um registro de cabeçalho, correspondente ao nome dos campos. No caso do layout de Planos, a linha de cabeçalho será a seguinte:

    "classe";"descricao";"versao_layout","empresa_id";
  5. As informações contidas no arquivo deverão sempre estar entre ASPAS DUPLAS, inclusive no cabeçalho. Exemplo do conteúdo do arquivo de Tipo de Rede Credenciada, incluindo o cabeçalho:

    "classe";"descricao";"versao_layout","empresa_id";
    "MED";"MEDICO";"2.2","";
  6. Todas as linhas do arquivo devem ser finalizadas com o caractere PONTO E VÍRGULA. Exemplo de um trecho do arquivo de Tipo de Rede Credenciada.

    "classe";"descricao";"versao_layout","empresa_id";
    "MED";"MEDICO";"2.2","";
    "CLI";"CLINICA";"2.2","";
    "DEN";"DENTISTAS";"2.2","";
  7. Não utilize caracteres de ponto e virgula (;) nos conteúdos dos campos:

    Atenção

    Em alguns campos de texto é comum separarmos um item do outro utilizando o caractere ponto e virgula (;). Porém, no momento da exportação, este caractere não pode ser usado como conteúdo do campo, pois o ponto e vírgula é o caractere que delimita o fim de um campo e início de outro, em arquivos CSV.

7. Layout CORPO CLÍNICO - (GM_MS_CORPOCLI.csv)

Breve explicação sobre corpo clínico

Destina-se ao envio de integrantes de equipe, staff ou corpo clínico de credenciados. Neste arquivo, só deverão constar profissionais que prestam atendimento nos seus credenciados e que sua operadora deseje divulgar. Caso você não queira que determinado profissional seja apresentado como corpo clínico de um credenciado, não inclua-o neste arquivo. 

DICA:

Este arquivo NÃO É OBRIGATÓRIO, portanto opcional, ou seja, caso sua empresa não controle o corpo clínico de seus credenciados ou não deseje divulgar estas informações, basta não enviar este arquivo.

seqcritériocampostipodescrição
1Mcodigo_legadoAlfanumérico

Informe o código do profissional em seus sistemas. É um código de controle de sua operadora, utilizado para identificar este profissional em seus sistemas. 

Atenção

NÃO DUPLICAR OS CÓDIGOS. A duplicação de códigos INVALIDARÁ seus arquivos de carga.

2Mcpf_cnpjAlfanuméricoInforme o CPF/CNPJ do prestador ao qual este profissional estará vinculado.
3Mcodigo_cboAlfanumérico

Envie o código do CBO do profissional. Caso não exista um código CBO para sua
especialidade, envie seu código próprio que identifica a especialidade em seus
sistemas. 

Atenção

Este campo deve ter vínculo com o campo "codigo_cbo" no arquivo "ESPECIALIDADES"

4MnomeAlfanuméricoInforme o nome do profissional de saúde que realiza atendimento no prestador.
5Msequencial_enderecoAlfanumérico

Envie o código sequencial do endereço em que este profissional atua. 

Atenção

Este campo deve ter ligação com o campo sequencial_endereco informado no arquivo "PRESTADORES".

6OPdata_bloqueioData

Informe apenas se o corpo clínico estiver bloqueado, ou seja, não pertença mais ao “staff” daquele prestador / endereço. 

Atenção

Formato dd/mm/aaaa, ex: 25/12/2012

7OPmotivo_bloqueioAlfanuméricoIdentifique neste campo (texto) o motivo pelo qual o corpo clínico foi bloqueado.
8MoperacaoAlfanumérico0 - Inclusão, 1 - Alteração, 2 - Bloqueio, 3 - Desbloqueio, 4 – Exclusão
9Mversao_layoutAlfanuméricoInformar 2.2 para envio deste layout.
10OPsigla_conselho_regionalAlfanuméricoDeve ser preenchido com dados como CRM, CREFITO, CRO, etc.
11OPuf_conselho_regionalAlfanuméricoDeve ser preenchido com a UF do conselho regional do prestador (MG, DF, RJ, SC, PR, etc).
12OPnumero_conselho_regionalAlfanuméricoPreencher com o número de registro do conselho regional ao que o profissional pertence.
13OPempresa_idAlfanumérico

Campo reservado para implementação futura. 

Observações importantes sobre o layout corpo clínico
  1.  Este arquivo é de envio OPCIONAL, ou seja, não é obrigatório o envio deste layout.
  2. O arquivo deve ser confeccionado obrigatoriamente na extensão "CSV". Após sua geração, deve ser compactado no formato "ZIP".
  3. Não existe um formato padrão para os nomes dos arquivos gerados. Porém, recomendamos que exista um critério definido para que os arquivos sejam facilmente identificáveis. Exemplo: "GM_MS_CORPOCLI_26122012_170531.csv"
    1. Com este modelo de nomenclatura, é possível identificar o software gerador do arquivo (aqui exemplificado por GM_MS), o layout do arquivo (CORPOCLI ou seja, layout de envio de Corpo Clínico), além de identificar facilmente a data e hora da geração do arquivo (26122612_170531). Lembramos que este modelo de nomenclatura é apenas sugerido, não obrigatório. Cada empresa poderá gerar o arquivo com o nome que preferir.
  4. O arquivo gerado deve obrigatoriamente conter um registro de cabeçalho, correspondente ao nome dos campos. No caso do layout de Planos, a linha de cabeçalho será a seguinte:

    "codigo_legado";"cpf_cnpj";"codigo_cbo";"nome";"sequencial_endereco";"data_bloqueio";"motivo_bloqueio";"operacao";"versao_layout";"sigla_conselho_regional";"uf_conselho_regional";"numero_conselho_regional";"operacao","empresa_id";
  5. As informações contidas no arquivo deverão sempre estar entre ASPAS DUPLAS, inclusive no cabeçalho. Exemplo do conteúdo do arquivo de Corpo Clínico, incluindo o cabeçalho:

    "codigo_legado";"cpf_cnpj";"codigo_cbo";"nome";"sequencial_endereco";"data_bloqueio";"motivo_bloqueio";"operacao";"versao_layout";"sigla_conselho_regional";"uf_conselho_regional";"numero_conselho_regional";"operacao";
    "BB0000013";"11111111111";"055";"JOSE DA SILVA";"001";"";"";"0";"2.2";"CRM";"SP";"1234";"0","";
  6. Todas as linhas do arquivo devem ser finalizadas com o caractere PONTO E VÍRGULA. Exemplo de um trecho do arquivo de Corpo Clínico.

    "codigo_legado";"cpf_cnpj";"codigo_cbo";"nome";"sequencial_endereco";"data_bloqueio";"motivo_bloqueio";"operacao";"versao_layout";"sigla_conselho_regional";"uf_conselho_regional";"numero_conselho_regional";"operacao","empresa_id";
    "BB0000013";"11111111111";"055";"JOSE DA SILVA";"001";"";"";"0";"2.2";"CRM";"SP";"1234";"0","";
    "BB0000019";"11111111111";"055";"MARCIO SAMPAIO";"001";"";"";"0";"2.2";"CRM";"SP";"5555";"4","";
    "BB0000030";"46734094000123";"001";"LORETTA MORAES";"001";"";"";"0";"2.2";"CRM";"SP";"777777";"0","";
    "BB0000013";"46734094000123";"002";"JOSE DA SILVA";"001";"";"";"0";"2.2";"CRM";"SP";"1234";"1","";
  7. Não utilize caracteres de ponto e virgula (;) nos conteúdos dos campos:

    Atenção

    Em alguns campos de texto é comum separarmos um item do outro utilizando o caractere ponto e virgula (;). Porém, no momento da exportação, este caractere não pode ser usado como conteúdo do campo, pois o ponto e vírgula é o caractere que delimita o fim de um campo e início de outro, em arquivos CSV. Assim, enviar um campo de e-mail, por exemplo, com o seguinte conteúdo email1@meuemail.com;email2@outroemail.com causará uma falha no importador.


8. Layout REDE CREDENCIADA - (GM_MS_REDECRED.csv)

Breve explicação sobre rede credenciada

Utilize este layout para enviar sua Rede Credenciada para a o banco de dados da Mobile Saúde. Neste arquivo, só deverão constar credenciados que podem prestar atendimento às especialidades e planos vinculados. 

Atenção

Lembre-se: Caso você deseje que determinado credenciado/prestador não atenda a um plano ou rede de planos, não inclua-o neste arquivo.

critériocampotipodescrição
Mcodigo_cboAlfanumérico

Envie o código do CBO do credenciado.

Caso não exista um código CBO para sua especialidade, envie seu código próprio que identifica a especialidade em seus sistemas.

Atenção

Este campo deve ter vínculo com o campo "codigo_cbo" no arquivo "ESPECIALIDADES"

Mcodigo_planoAlfanumérico

Envie o código do plano (produto) de sua operadora a que este credenciado pode prestar atendimento.

Atenção

Este campo deve ter vínculo com o campo "codigo_legado" no arquivo "PLANOS"

Mclasse_prestadorAlfanumérico

Envie o Código da classe ou tipo do credenciado. 

Atenção

Este campo deve ter vínculo com o campo "classe" no arquivo "TIPO DE PRESTADORES"

Mcodigo_legadoAlfanuméricoInforme o código do credenciado em seus sistemas. É um código de controle de sua operadora, utilizado para identificar este profissional/estabelecimento em seus sistemas
Mnome_prestadorAlfanuméricoInforme o nome do credenciado.
OPsexoAlfanuméricoInforme M para masculino ou F para feminino.
MenderecoAlfanumérico

Logradouro do local de atendimento do credenciado.

Atenção

Exemplo: Rua da Quitanda.
Não enviar o complemento neste campo, caso contrario o algoritmo de geo-referenciamento não conseguirá calcular a posição geográfica.

MnumeroAlfanumérico

Informe o número do local de atendimento do credenciado

Atenção

Exemplo: 475.
Caso o endereço não possua um número informar como "S/N"

OPcomplementoAlfanumérico

Informe o complemento do endereço do credenciado.

Atenção

Exemplo: "15 Andar, sala 1520 - Edifício Solemar"

MbairroAlfanumérico

Informe o bairro do local de atendimento do seu credenciado.

Atenção

Exemplo: "Centro"

Mcodigo_municipioAlfanumérico

Neste campo deve ser enviado o código do município do local de atendimento do credenciado, conforme tabela do IBGE. 

Atenção

Esta tabela pode ser obtida através do endereço: https://www.ibge.gov.br/

Mcodigo_ufAlfanumérico

Informe a UF do local de atendimento do credenciado, conforme tabela de UF do IBGE. 

Atenção

Esta tabela pode ser obtida através do endereço: https://www.ibge.gov.br/.
Exemplo: Para um prestador/estabelecimento que atende no estado do Rio de Janeiro, enviar "RJ"

McepAlfanumérico

Informe o CEP do local de atendimento do credenciado.

OPtelefone_primarioAlfanumérico

Informe um telefone de contato do local de atendimento do credenciado no formato DDD+Número.

Atenção

Exemplo: "11 9.8765-4321" ou "21 8899.7744"

NÃO é necessário o envio de máscaras de telefone.

OPtelefone_secundarioAlfanumérico

Informe um telefone de contato do local de atendimento do credenciado no formato DDD+Número.

Atenção

Exemplo: "11 9.8765-4321" ou "21 8899.7744"

NÃO é necessário o envio de máscaras de telefone.

OPemailAlfanumérico

Informe um email de contato do credenciado, se houver. 

Atenção

Enviar apenas um e-mail, sem utilizar caracteres especiais (i.e ; ou ,).

OPsite_urlAlfanuméricoInforme o site do credenciado, se houver.
OPnome_logomarcaAlfanumérico

Campo reservado para implementação futura. 

Mcpf_cnpjAlfanuméricoInforme o CPF/CNPJ do credenciado.
OPprioridadeNumérico

Campo reservado para implementação futura.

OPlatitudeAlfanuméricoCaso sua operadora já possua o geo-referenciamento na sua base de dados, repasse a coordenada de latitude neste campo.
OPlongitudeAlfanuméricoCaso sua operadora já possua o geo-referenciamento na sua base de dados, repasse a coordenada de latitude neste campo.
Msequencial_enderecoAlfanumérico

Informe um sequencial para o endereço em cada credenciado. 

Atenção

Exemplo: A clínica ABC possui 3 endereços para atendimento. Numere este sequencial como 001 para o primeiro endereço, 002 para o segundo e 003 para o terceiro.

Cdata_bloqueioData

Campo integrante da solução para RN 365 – ANS válido para operadoras de saúde. Para atendimento a esta RN, deve-se informar neste campo:
A) a data efetiva em que o credenciamento foi extinto (nos casos onde o prestador já não atende mais a operadora)..
B) a data em que será efetuado o descredenciamento do prestador (nos casos onde o beneficiário deve ser notificado do descredenciamento com antecedência legal).

Atenção

Formato dd/mm/aaaa, ex: 25/12/2012.

Cmotivo_bloqueioAlfanumérico

Campo integrante da solução para RN 365 – ANS válido para operadoras de saúde. 

Atenção

Este campo é de texto livre e será apresentado somente quando o campo data_bloqueio estiver preenchido.

OPreservadoAlfanumérico

CAMPO RESERVADO = ANTERIORMENTE COM NOME OPERAÇÃO, ESTE CAMPO AGORA É
RESERVADO PARA O FUTURO.

Mversao_layoutAlfanuméricoInformar 2.2 para envio deste layout.
Crazao_socialAlfanumérico

PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO SOMENTE CASO O PRESTADOR SEJA PESSOA JURÍDICA – conforme RN 285 / 2011.

Atenção

Caso PRESTADOR PESSOA FÍSICA o campo será OPCIONAL.

Csigla_conselho_regionalAlfanumérico

PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO SOMENTE PARA PRESTADORES PESSOA FÍSICA – conforme RN 285 / 2011). Caso o registro seja referente a um prestador PJ, o campo será OPCIONAL, podendo-se informar a sigla do conselho regional do responsável técnico.

Atenção

Deve ser preenchido com dados como CRM, CREFITO, CRO, etc.
Caso PRESTADOR PESSOA JURÍDICA o campo será OPCIONAL.

Cuf_conselho_regionalAlfanumérico

PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO SOMENTE PARA PRESTADORES PESSOA FÍSICA – conforme RN 285 / 2011), podendo-se informar a UF do conselho regional do responsável técnico.
Deve ser preenchido com a UF do conselho regional do prestador (MG, DF, RJ, SC, PR, etc). Caso o registro seja referente a um prestador PJ, o campo será OPCIONAL

Atenção

Deve ser preenchido com dados como CRM, CREFITO, CRO, etc.
Deve ser preenchido com a UF do conselho regional do prestador (MG, DF, RJ, SC, PR, etc).
Caso PRESTADOR PESSOA JURÍDICA o campo será OPCIONAL.

Cnumero_conselho_regionalNumérico

PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO SOMENTE PARA PRESTADORES PESSOA FÍSICA – conforme RN 285 / 2011).

Atenção

Deve ser preenchido com o número do conselho regional do profissional. Caso o registro seja referente a um prestador PJ.
Caso PRESTADOR PESSOA JURÍDICA o campo será OPCIONAL.

OPnome_responsavel_tecnicoAlfanuméricoInforme o nome do responsável técnico, caso o prestador seja PJ.
OPfacebookAlfanuméricoCaso o prestador tenha uma conta nesta rede social e deseje divulga-la, você poderá informar neste campo o link para o Facebook.
OPtwitterAlfanuméricoCaso o prestador tenha uma conta nesta rede social e deseje divulga-la, você poderá informar neste campo o link para o Twitter.
OPobservacoesAlfanuméricoEspaço de texto livre para informações gerais a respeito deste prestador.
OPacessibilidadeAlfanumérico

Informe “S” para prestadores que possuem algum tipo de acessibilidade (acesso a cadeirantes, auxílio a deficientes visuais, etc). Informe “N” para os que não possuem nenhum tipo de acessibilidade. 

Atenção

Caso não tenha esta informação, deixe o campo em branco. Nestes casos, será demonstrado no guia como “N/I” ou Não informado.

Cdetalhe_acessibilidadeAlfanumérico

Nos casos onde o campo “acessibilidade” foi marcado como “S”, informar que tipo de acessibilidade o prestador possui.

Texto livre.

OPatend_24_horasAlfanumérico

Informe “S” se o prestador realiza atendimentos 24 horas. Caso contrário, informe “N”. 

Atenção

Se sua operadora não possuir esta informação, deixe o campo 1 espaço em branco. Nestes casos, será demonstrado como “N/I” ou Não informado.

OPlink_agenda_onlineAlfanumérico

CAMPO RESERVADO = ESTE CAMPO AGORA É RESERVADO PARA O FUTURO.

Csecao_resultadoNumérico

Caso sua empresa opte em utilizar seções para indicar os resultados, o envio deste conteúdo torna-se OBRIGATÓRIO conforme acordado com a Mobile Saúde. 

Atenção

Antes de enviar conteúdo nestes campos, entrar em contato com a Mobile Saúde.
Obs: conteúdos suportados: 1, 2, 3 no máximo até 2 dígitos. 

OPregime_atendimentoAlfanumérico

Campo destinado a informar ao usuário o regime de atendimento. 

Atenção

Aplica-se especificamente à busca web.

Ccpf_cnpj_substAlfanumérico

Campo para atendimento a RN 365.
Preenchimento OBRIGATÓRIO quando o campo "data_bloqueio" estiver preenchido. Informar o CPF ou CNPJ do credenciado que irá substituir os atendimentos do prestador descredenciado.

IMPORTANTE

Este código deve ter relação com outro prestador listado neste arquivo de carga,
ou seja, o CPF ou CNPJ precisa existir como um credenciado (campo "data_bloqueio" igual vazio/em branco) neste mesmo arquivo

Ccodigo_cbo_substAlfanumérico

Campo para atendimento a RN 365.
Preenchimento OBRIGATÓRIO quando o campo "data_bloqueio" estiver preenchido.

IMPORTANTE

Informar o código da especialidade do credenciado substituto, informado no campo "cpf_cnpj_subst", para demonstrar a especialidade substituta.

Cclasse_prestador_substAlfanumérico

Campo para atendimento a RN 365.
Preenchimento OBRIGATÓRIO quando o campo "data_bloqueio" estiver preenchido.

IMPORTANTE

Informar o tipo de prestador do credenciado substituto, informado no campo "cpf_cnpj_subst",
para demonstrar o tipo de prestador substituto.

Csequencial_endereco_substAlfanumérico

Campo para atendimento a RN 365.
Preenchimento OBRIGATÓRIO quando o campo "data_bloqueio" estiver preenchido.

IMPORTANTE

Informar o tipo de prestador do credenciado substituto, informado no campo "cpf_cnpj_subst",
para demonstrar o tipo de prestador substituto.

Cempresa_idAlfanumérico

Campo reservado para implementação futura. 

Ctipo_estabAlfanumérico

Para operadoras de saúde, esse campo é obrigatório, pois a RN 285 indica que todos os prestadores de serviços de saúde devem obrigatoriamente ter o tipo de estabelecimento de saúde.

IMPORTANTE

O campo é do tipo texto (máximo 250 caracteres). Sugerimos que veja os conteúdos possíveis através do site do DATASUS:
http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/cnes/tipo_estabelecimento.htm

OPdt_inicio_atendData

Informe a data de início de prestação de serviço por parte de seu credenciado. Campo integrante da solução para RN 365 – ANS válido para operadoras de saúde. Para atendimento a esta RN, deve-se informar neste campo:

  • A data efetiva em que o credenciado iniciou (ou iniciará) o atendimento Formato dd/mm/aaaa, ex: 25/12/2012
OPmensagem_alertaAlfanumérico

Informando conteúdo neste campo, uma mensagem de alerta será exibida logo abaixo dos dados do credenciado, fazendo com que seu cliente tenha informações em destaque de forma simples. 

IMPORTANTE

O conteúdo é texto livre, e deve ter no máximo 250 caracteres de tamanho.

OPcodigo_subespecialidadeAlfanumérico

Envie o código da subespecialidade (codigo_sub) de sua operadora a que este credenciado pode prestar atendimento.

IMPORTANTE

Este campo deve ter vínculo com o campo "codigo_sub" no arquivo "subespecialidade".

Observações importantes sobre o layout Rede Credenciada

IMPORTANTE

Este é o arquivo central que faz vinculo com todos os arquivos nesta documentação, todos os itens abaixo são MUITO IMPORTANTES, leiam com atenção.

  1.  Este arquivo é de envio OBRIGATÓRIO.
  2. O arquivo deve ser confeccionado obrigatoriamente na extensão "CSV". Após sua geração, deve ser compactado no formato "ZIP".
  3. Não existe um formato padrão para os nomes dos arquivos gerados. Porém, recomendamos que exista um critério definido para que os arquivos sejam facilmente identificáveis. Exemplo: "GM_MS_REDECRED_26122012_170531.csv"
    1. Com este modelo de nomenclatura, é possível identificar o software gerador do arquivo (aqui exemplificado por GM_MS), o layout do arquivo (REDECRED ou seja, layout de envio de Rede Credênciada), além de identificar facilmente a data e hora da geração do arquivo (26122612_170531). Lembramos que este modelo de nomenclatura é apenas sugerido, não obrigatório. Cada empresa poderá gerar o arquivo com o nome que preferir.
  4. O arquivo gerado deve obrigatoriamente conter um registro de cabeçalho, correspondente ao nome dos campos. No caso do layout de Planos, a linha de cabeçalho será a seguinte:

    "codigo_cbo";"codigo_plano";"classe_prestador";"codigo_legado";"nome_prestador";"sexo";"endereco";"numero";"complemento";"bairro";"codigo_municipio";"codigo_uf";"cep";"telefone_primario";"telefone_secundario";"email";"site_url";"nome_logomarca";"cpf_cnpj";"prioridade";"latitude";"longitude";"sequencial_endereco";"data_bloqueio";"motivo_bloqueio";"operacao";"versao_layout";"razao_social";"sigla_conselho_regional";"uf_conselho_regional";"numero_conselho_regional";"nome_responsavel_tecnico";"facebook";"twitter";"observacoes";"acessibilidade";"detalhe_acessibilidade";"atend_24_horas";”link_agenda_online”;”secao_resultado”;”regime_atendimento”,”empresa_id”;”reservado1”;”dt_inicio_atend”;”mensagem_alerta”;”codigo_subespecialidade”;
  5. As informações contidas no arquivo deverão sempre estar entre ASPAS DUPLAS, inclusive no cabeçalho. Exemplo do conteúdo do arquivo de Rede Credenciada, incluindo o cabeçalho:

    "codigo_cbo";"codigo_plano";"classe_prestador";"codigo_legado";"nome_prestador";"sexo";"endereco";"numero";"complemento";"bairro";"codigo_municipio";"codigo_uf";"cep";"telefone_primario";"telefone_secundario";"email";"site_url";"nome_logomarca";"cpf_cnpj";"prioridade";"latitude";"longitude";"sequencial_endereco";"data_bloqueio";"motivo_bloqueio";"operacao";"versao_layout";"razao_social";"sigla_conselho_regional";"uf_conselho_regional";"numero_conselho_regional";"nome_responsavel_tecnico";"facebook";"twitter";"observacoes";"acessibilidade";"detalhe_acessibilidade";"atend_24_horas";”link_agenda_online”;”secao_resultado”;”regime_atendimento”,”empresa_id”;”reservado1”;”dt_inicio_atend”;”mensagem_alerta”;”codigo_subespecialidade”;
    "002";"0001001";"MED";"000016";"ALEXANDRE FUMAGALI";"";"RUA CUBATAO";"63";"APTO 502";"VILA MARIANA";"3550308";"SP";"";"1188777766";"";"";"";"";"09792311912";"";"";"";"001";"";"";"0";"2.2";"";"CRM";"SP";"444444";"";"";"";"";"";"";"";””;””;””,”0001”;””;”25/10/2015”;”atenção, prestador só atende aos domingos”;”001”
  6. Todas as linhas do arquivo devem ser finalizadas com o caractere PONTO E VÍRGULA. Exemplo de um trecho do arquivo de Rede.

    "codigo_cbo";"codigo_plano";"classe_prestador";"codigo_legado";"nome_prestador";"sexo";"endereco";"numero";"complemento";"bairro";"codigo_municipio";"codigo_uf";"cep";"telefone_primario";"telefone_secundario";"email";"site_url";"nome_logomarca";"cpf_cnpj";"prioridade";"latitude";"longitude";"sequencial_endereco";"data_bloqueio";"motivo_bloqueio";"operacao";"versao_layout";"razao_social";"sigla_conselho_regional";"uf_conselho_regional";"numero_conselho_regional";"nome_responsavel_tecnico";"facebook";"twitter";"observacoes";"acessibilidade";"detalhe_acessibilidade";"atend_24_horas";”link_agenda_online”;”secao_resultado”;”regime_atendimento”,”empresa_id”;”reservado1”;”dt_inicio_atend”;”mensagem_alerta”;”codigo_subespecialidade”;
    "002";"0001001";"MED";"000016";"ALEXANDRE FUMAGALI";"";"RUA CUBATAO";"63";"APTO 502";"VILA MARIANA";"3550308";"SP";"";"11-88777766";"";"";"";"";"09792311912";"";"";"";"001";"";"";"0";"2.2";"";"CRM";"SP";"444444";"";"";"";"";"";"";"";"";"";"","0001";"";"25/10/2015";"";"";"";
    "002";"0004001";"MED";"000016";"ALEXANDRE FUMAGALI";"";"RUA CUBATAO";"63";"APTO 502";"VILA MARIANA";"3550308";"SP";"";"11-88777766";"";"";"";"";"09792311912";"";"";"";"001";"";"";"0";"2.2";"";"CRM";"SP";"444444";"";"";"";"";"";"";"";””;””;””,"0001";"";”25/10/2015”;"";"";"";
    "002";"0005001";"MED";"000016";"ALEXANDRE FUMAGALI";"";"RUA CUBATAO";"63";"APTO 502";"VILA MARIANA";"3550308";"SP";"";"11-88777766";"";"";"";"";"09792311912";"";"";"";"001";"";"";"0";"2.2";"";"CRM";"SP";"444444";"";"";"";"";"";"";"";””;””;””,"0001";"";”25/10/2015”;"";"";
    "055";"0001001";"CLI";"000008";"CLINICA BOA ESPERANCA";"";"RUA AMAZONAS DA SILVA";"120";"SALA 10";"VILA GUILHERME";"3550308";"SP";"02051000";"-0800 70 98100";"";"";"www.clinicabs.com.br";"";"11111111111";"";"";"";"001";"";"";"0";"2.2";"";"CRM";"";"";"";"";"";"";"S";"DEFICIENTES VISUAIS, AUDITIVOS E DE LOCOMOCAO TEM ACESSO GARANTIDO EM NOSSAS DEPENDENCIAS.";"N","0001";"";"12/11/2015"; ;"atenção, prestador só atende aos domingos";"002";
    "001";"0001001";"CLI";"000012";"CLINICA SAO MARCOS";"";"RUA TRAJANO";"40";"SALA 450, ANDAR 2 E 4";"LAPA";"3550308";"SP";"05050110";"11-44556677";"";"";"www.clinicasaomarcos.org.br";"";"46734094000123";"";"";"";"001";"";"";"0";"2.1";"";"CRM";"";"";"";"";"";"AGENDAMENTO DAS 13:00 AS 17:00HRS";"S";"ACESSO A CADEIRANTES";"N","0001";"";"25/10/2015”; ”atenção, prestador só atende as terças”;"001"
  7. Cuidados com os campos de endereço: grande parte dos problemas de geo-referenciamento são causados por problemas na disposição dos dados do endereço. Por exemplo: as informações do campo COMPLEMENTO ou NUMERO jamais devem ser enviadas juntamente com o campo ENDEREÇO. Este tipo de envio faz com que os algoritmos não consigam localizar a coordenada geográfica exata, e portanto, devem ser evitados.

    1. Identificamos alguns problemas comuns no cálculo de geo-referenciamento:

      • Complementos de endereço (apartamento 1230, sala 453, bloco 2) enviados juntamente com o campo endereço.
      • Complementos de endereço (apartamento 1230, sala 453, bloco 2) enviados juntamente com o campo numero.
      • Campo de endereço agrupando todos os dados do endereço (logradouro, número, complemento, bairro).
      • Campos número ou bairro em branco ou inválidos.
      • Campo código do município inválido (não correspondente ao site o IBGE) ou em branco.
      • Campo de código UF inválido (não correspondente ao site o IBGE) ou em branco.
  8. Informações importantes a respeito do arquivo de Rede Credenciada:

    1. Quando o arquivo enviado for de carga parcial, os arquivos obrigatórios (Especialidades, Planos e Tipo de Rede Credenciada) deverão ser enviados POR COMPLETO. O envio parcial destes tipos de arquivos pode causar problemas na busca.

  9. Não utilize caracteres de ponto e virgula (;) nos conteúdos dos campos:

    1. Em alguns campos de texto é comum separarmos um item do outro utilizando o caractere ponto e virgula (;). Porém, no momento da exportação, este caractere não pode ser usado como conteúdo do campo, pois o ponto e vírgula é o caractere que delimita o fim de um campo e início de outro, em arquivos CSV. Assim, enviar um campo de e-mail, por exemplo, com o seguinte conteúdo email1@meuemail.com;email2@outroemail.com causará uma falha no importador.

9. Layout HORÁRIOS DE ATENDIMENTO (GM_MS_HORARIOS.csv)

Breve explicação sobre tipo de de Horários de Atendimento

Destina-se ao envio de informações a respeito dos horários de atendimento do prestador de serviços. Este arquivo é OPCIONAL, ou seja, caso você não possua estas informações em sua base de dados ou não deseje divulgar os horários de atendimento, não gere este arquivo. Caso você possua apenas os horários de atendimento de alguns prestadores ou de sua rede própria, gere o arquivo apenas com os horários dos prestadores que você tem informações.

seqcriteriocampotipodescricao
1Mcpf_cnpjAlfanumérico

Informe o CPF/CNPJ do prestador ao qual horário de atendimento pertence. 

IMPORTANTE

Este campo deve ter ligação com o campo "cpf_cnpj" informado no arquivo "REDE
CREDENCIADA".

2Msequencial_enderecoAlfanumérico

Envie o código sequencial do endereço em que este horário estará vinculado.

IMPORTANTE

Este campo deve ter ligação com o campo "sequencial_endereco" informado
no arquivo "REDE CREDENCIADA".

3Mtitulo_horarioAlfanumérico

Campo destinado ao título do horário.
São informados, por exemplos, conteúdos como:
“Segunda a sexta-feira”, “Somente aos sábados” ou ainda “Todos os dias exceto feriados”.

4Mhorario_inicialAlfanuméricoInforme o horário inicial de atendimento para este registro.
Exemplo:
14:00. Caso o prestador atenda 24 horas, o horário inicial informado deverá ser 00:00
5Mhorario_finalAlfanuméricoInforme o horário final de atendimento para este registro.
Exemplo:
19:00. Caso o prestador atenda 24 horas, o horário final deverá ser 23:59
6OPinicio_intervaloAlfanuméricoInforme o horário de início do intervalo.
Exemplo:
12:00. Caso o prestador atenda 24 horas, ou não faça intervalo, não enviar conteúdo neste campo.
7OPfinal_intervaloAlfanuméricoInforme o horário de fim do intervalo.
Exemplo:
13:30. Caso o prestador atenda 24 horas, ou não faça intervalo, não enviar conteúdo neste campo.
8Mtag_dia_da_semanaAlfanuméricoInforme os dias da semana suportados, separados por barra (/), conforme a seguinte regra:
  • Segunda-feira: informe SEG
  • Terça-feira: informe TER
  • Quarta-feira: informe QUA
  • Quinta-feira: informe QUI
  • Sexta-feira: informe SEX
  • Sábado: informe SAB
  • Domingo: informe DOM
  • Feriados: informe FER

Exemplo de preenchimento:
"SEG/QUA/SEX" – para atendimento nas segundas, quartas e sextas.
"DOM/FER" – para atendimento nos domingos e feriados.
9MoperacaoNumérico

0 - Inclusão; 1 - Alteração; 2 - Bloqueio; 3 - Desbloqueio; 4 – Exclusão

10Mversao_layoutAlfanuméricoInformar 2.2 para envio deste layout.
11OPempresa_idAlfanumérico

Campo reservado para implementação futura. 

Observações importantes sobre o layout Horários de Atendimento
  1.  Este arquivo é de envio OPCIONAL, ou seja, não é obrigatório o envio deste layout.
  2. O arquivo deve ser confeccionado obrigatoriamente na extensão "CSV". Após sua geração, deve ser compactado no formato "ZIP".
  3. Não existe um formato padrão para os nomes dos arquivos gerados. Porém, recomendamos que exista um critério definido para que os arquivos sejam facilmente identificáveis. Exemplo: "GM_MS_HORARIOS_26122012_170531.csv"
    1. Com este modelo de nomenclatura, é possível identificar o software gerador do arquivo (aqui exemplificado por GM_MS), o layout do arquivo (HORARIOS ou seja, layout de envio de Horários Médicos), além de identificar facilmente a data e hora da geração do arquivo (26122612_170531). Lembramos que este modelo de nomenclatura é apenas sugerido, não obrigatório. Cada empresa poderá gerar o arquivo com o nome que preferir.
  4. O arquivo gerado deve obrigatoriamente conter um registro de cabeçalho, correspondente ao nome dos campos. No caso do layout de Planos, a linha de cabeçalho será a seguinte:

    "cpf_cnpj";"sequencial_endereco";"titulo_horario";"horario_inicial";"horario_final";"Inicio_intervalo";"final_intervalo";"tag_dia_da_semana";"operacao";"versao_layout","empresa_id";
  5. As informações contidas no arquivo deverão sempre estar entre ASPAS DUPLAS, inclusive no cabeçalho. Exemplo do conteúdo do arquivo de Horários de Atendimento, incluindo o cabeçalho:

    "cpf_cnpj";"sequencial_endereco";"titulo_horario";"horario_inicial";"horario_final";"Inicio_intervalo";"final_intervalo";"tag_dia_da_semana";"operacao";"versao_layout","empresa_id";
    "00000000000000";"001";"DIAS ÚTEIS ";"08:00";"18:00";"12:00";"13:00";"SEG/TER/QUA/QUI/SEX";"0";"2.2","";
  6. Todas as linhas do arquivo devem ser finalizadas com o caractere PONTO E VÍRGULA. Exemplo de um trecho do arquivo de Horários de Atendimento.

    "cpf_cnpj";"sequencial_endereco";"titulo_horario";"horario_inicial";"horario_final";"Inicio_intervalo";"final_intervalo";"tag_dia_da_semana";"operacao";"versao_layout",”empresa_id”;
    "00000000000000";"001";"DIAS ÚTEIS ";"08:00";"18:00";"12:00";"13:00";"SEG/TER/QUA/QUI/SEX";"0";"2.2","";
    "00000000000000";"002";"SABADOS ";"08:00";"12:00";"";"";"SAB";"0";"2.2","";
  7. Não utilize caracteres de ponto e virgula (;) nos conteúdos dos campos:

    Atenção

    Em alguns campos de texto é comum separarmos um item do outro utilizando o caractere ponto e virgula (;). Porém, no momento da exportação, este caractere não pode ser usado como conteúdo do campo, pois o ponto e vírgula é o caractere que delimita o fim de um campo e início de outro, em arquivos CSV.

10. Layout QUALIFICAÇÃO E ACREDITAÇÃO - (GM_MS_QUALIFICACAO.csv)

Breve explicação sobre Qualificação e Acreditação

Destina-se ao envio de dados a respeito das informações relevantes acerca da acreditação e / ou qualificações dos prestadores. Apenas operadoras de saúde devem considerar o envio deste layout. Seu envio é opcional, ou seja, caso você não possua estas informações em sua base de dados, não gere este arquivo.

IMPORTANTE

As acreditações foram ajustadas conforme alterações na RN 405, no arquivo de acreditação os mesmos devem ser informados com essa nomenclatura, percebi que no arquivo atual de acreditações é informado com muito do que era antigamente AONA, ADICQ, APALC que devem ser substituidos neste caso para A.

Trecho retirado da RN 405.

Conteúdos que podem ser exibidos:


A - Programa de Acreditação

N - Comunicação de eventos adversos

R - Residência

E - Título de Especialista

Q - Qualidade monitorada

G - Certificações de Entidades Gestoras de Outros Programas de Qualidade

I - Certificação ISO 9001

D - Doutorado / Pós-doutorado

M - Mestrado

seqcriteriocampotipodescricao
1Mcpf_cnpjAlfanumérico

Informe o CPF/CNPJ do prestador ao qual a acreditação pertence.

IMPORTANTE

Este campo deve ter ligação com o campo "cpf_cnpj" informado no arquivo "REDE CREDENCIADA".

2Mcodigo_cboAlfanumérico

Envie o código da especialidade do prestador a que a acreditação / qualificação pertence.

IMPORTANTE

Este campo deve ter ligação com o campo “codigo_cbo”, informado no arquivo "REDE CREDENCIADA".

3Msequencial_enderecoAlfanumérico

Envie o código sequencial do endereço em que este registro estará vinculado.

IMPORTANTE

Este campo deve ter ligação com o campo "sequencial_endereco" informado no arquivo "REDE CREDENCIADA".

4Mcodigo_acreditacaoAlfanumérico

Informe o código definido pela instituição acreditadora. 

IMPORTANTE

São permitidos apenas códigos com 1, 4 ou 5 caracteres.

5Mresumo_qualificacaoAlfanumérico

Campo destinado ao resumo da qualificação ou acreditação, conforme RN 321 / IN 52. Este é um campo texto aberto, que deve ser preenchido com os conteúdos desejados ou conforme a ANS estipula.
Exemplo:

Padrão nacional de qualidade
Padrão internacional de qualidade
Profissional com especialização

6OPdetalhe_qualificacaoAlfanumérico
Devem ser fornecidos os detalhes (quando aplicáveis) sobre a qualificação / acreditação identificada no resumo.
Alguns conteúdos sugeridos:

  • Tipo de graduação – mestrado, doutorado, etc.
  • Entidade onde o prestador realizou seus estudos.
  • Entidade acreditadora.
  • Número do Registro de Qualificação de Área de Atuação.
  • Instituição Acreditadora e seu nível de Acreditação.
  • Datas de início / término de especialização.
  • Descrição definida pela ANS, na IN 52.

Este campo é de texto livre, portanto os itens descritos nesta observação são apenas sugestões, cabendo a operadora confeccionar os melhores conteúdos para exibir aos seus beneficiários.

IMPORTANTE

Não utilize o caractere de ponto-e-vírgula neste campo texto. Isto causará problemas na importação do layout (arquivo CSV).

7OPdata_inicialData

Envie a data inicial, caso exista, referente a experiência profissional ou de cursos, aperfeiçoamentos, ou educação formal.

IMPORTANTE

Formato dd/mm/aaaa, ex: 20/12/2012

8OPdata_finalData

Envie a data final, caso exista, referente a experiência profissional ou de cursos, aperfeiçoamentos, ou educação formal.

IMPORTANTE

Formato dd/mm/aaaa, ex: 20/12/2012

9MoperacaoNumérico0 - Inclusão; 1 - Alteração; 4 – Exclusão
10Mversao_layoutAlfanuméricoInformar 2.2 para envio deste layout.
11OPempresa_idAlfanumérico

Campo reservado para implementação futura. 

Observações importantes sobre o layout Qualificação e Acreditação
  1.  Este arquivo é de envio OPCIONAL, ou seja, não é obrigatório o envio deste layout.
  2. O arquivo deve ser confeccionado obrigatoriamente na extensão "CSV". Após sua geração, deve ser compactado no formato "ZIP".
  3. Não existe um formato padrão para os nomes dos arquivos gerados. Porém, recomendamos que exista um critério definido para que os arquivos sejam facilmente identificáveis. Exemplo: "GM_MS_QUALIFICACAO_26122012_170531.csv"
    1. Com este modelo de nomenclatura, é possível identificar o software gerador do arquivo (aqui exemplificado por GM_MS), o layout do arquivo (QUALIFICACAO E ACREDITAÇÃO ou seja, layout de envio de Qualificação e Acreditação), além de identificar facilmente a data e hora da geração do arquivo (26122612_170531). Lembramos que este modelo de nomenclatura é apenas sugerido, não obrigatório. Cada empresa poderá gerar o arquivo com o nome que preferir.
  4. O arquivo gerado deve obrigatoriamente conter um registro de cabeçalho, correspondente ao nome dos campos. No caso do layout de Planos, a linha de cabeçalho será a seguinte:

    "cpf_cnpj";"codigo_cbo";"sequencial_endereco";"codigo_acreditacao";"resumo_qualificacao";"detalhe_qualificacao";"data_inicial";"data_final";"operacao";"versao_layout","empresa_id";
  5. As informações contidas no arquivo deverão sempre estar entre ASPAS DUPLAS, inclusive no cabeçalho. Exemplo do conteúdo do arquivo de Qualificação / Acreditação, incluindo o cabeçalho:

    "cpf_cnpj";"codigo_cbo";"sequencial_endereco";"codigo_acreditacao";"resumo_qualificacao";"detalhe_qualificacao";"data_inicial";"data_final";"operacao";"versao_layout","empresa_id";
    "00000000000000";"001";"002";"AONA";"Padrão nacional de qualidade";"Entidade acreditadora: ABCDEFG – Acreditado Pleno";"23/12/2010";"25/12/2012";"0";"2.2","";
  6. Todas as linhas do arquivo devem ser finalizadas com o caractere PONTO E VÍRGULA. Exemplo de um trecho do arquivo de Horários de Atendimento.

    "cpf_cnpj";"codigo_cbo";"sequencial_endereco";"codigo_acreditacao";"resumo_qualificacao";"detalhe_qualificacao";"operacao";"versao_layout","empresa_id";
    "00000000000000";"001";"002";"AONA";"Padrão nacional de qualidade";"Entidade acreditadora: ABCDEFG – Acreditado Pleno";"23/10/2013";"25/11/2014";"0";"3.1";"";
    "00000000000000";"001";"002";"ACBA";"Padrão internacional de qualidade";"Entidade acreditadora: ABCDEFG – Acreditado Pleno";"01/01/2014";"31/12/2014";"0";"2.2";"";
  7. Não utilize caracteres de ponto e virgula (;) nos conteúdos dos campos:

    Atenção

    Em alguns campos de texto é comum separarmos um item do outro utilizando o caractere ponto e virgula (;). Porém, no momento da exportação, este caractere não pode ser usado como conteúdo do campo, pois o ponto e vírgula é o caractere que delimita o fim de um campo e início de outro, em arquivos CSV.

11. Layout MEDICAMENTOS - (GM_MS_MEDICAMENTO.csv)

Breve explicação sobre Medicamentos

Destina-se ao envio de dados a respeito das informações acerta dos medicamentos concedidos como beneficio aos beneficiários da sua operadoras. Apenas operadoras de saúde devem considerar o envio deste layout. Seu envio é opcional, ou seja, caso você não possua estas informações em sua base de dados, não gere este arquivo. A Mobile Saúde não faz nenhuma verificação a respeito das informações de medicamentos repassados através deste layout.

seqcriteriocampo tipodescricao
1Mcodigo_planoAlfanumérico

Envie o código do plano (produto) de sua operadora a que este medicamento é oferecido. 

Atenção

Este campo deve ter vínculo com o campo "código_legado" no arquivo "PLANOS"

2Mnome_medicamentoAlfanuméricoNome do medicamento.
3OPprincipio_ativoAlfanuméricoNome do principio ativo do medicamento.
4OPfabricanteAlfanuméricoNome do fabricante do medicamento
5OPdescricaoAlfanuméricoBreve descrição sobre o medicamento
6OPpercentual_subsidioAlfanuméricoEnvio o percentual do subsidio oferecido a este medicamento para o plano em questão.
7OPcodigo_eanAlfanuméricoEnvie o código EAN (codigo de barras) do medicamento.
8OPquantidade_subsidioAlfanuméricoEnvie a quantidade autorizada pelo subsidio
9OPempresa_idAlfanumérico

Campo reservado para implementação futura. 

Observações importantes sobre o layout Medicamentos
  1.  Este arquivo é de envio OPCIONAL, ou seja, não é obrigatório o envio deste layout.
  2. O arquivo deve ser confeccionado obrigatoriamente na extensão "CSV". Após sua geração, deve ser compactado no formato "ZIP".
  3. Não existe um formato padrão para os nomes dos arquivos gerados. Porém, recomendamos que exista um critério definido para que os arquivos sejam facilmente identificáveis. Exemplo: "GM_MS_MEDICAMENTO_26122012_170531.csv"
    1. Com este modelo de nomenclatura, é possível identificar o software gerador do arquivo (aqui exemplificado por GM_MS), o layout do arquivo (MEDICAMENTO ou seja, layout de envio de Medicamentos), além de identificar facilmente a data e hora da geração do arquivo (26122612_170531). Lembramos que este modelo de nomenclatura é apenas sugerido, não obrigatório. Cada empresa poderá gerar o arquivo com o nome que preferir.
  4. O arquivo gerado deve obrigatoriamente conter um registro de cabeçalho, correspondente ao nome dos campos. No caso do layout de Planos, a linha de cabeçalho será a seguinte:

    "codigo_plano";"nome_medicamento";"principio_ativo";"fabricante";"descricao";"percentual_subsidio";"codigo_ean","quantidade_subsidio","empresa_id";
  5. As informações contidas no arquivo deverão sempre estar entre ASPAS DUPLAS, inclusive no cabeçalho. Exemplo do conteúdo do arquivo de Medicamentos, incluindo o cabeçalho.

    "codigo_plano";"nome_medicamento";"principio_ativo";"fabricante";"descricao";"percentual_subsidio";"codigo_ean";"quantidade_subsidio";"empresa_id";
    “0001“;"Aciclovir";"Aciclovir";"EMS";"Medicamento de teste";"100";"10101012";"10";"";
  6. Todas as linhas do arquivo devem ser finalizadas com o caractere PONTO E VÍRGULA. Exemplo de um trecho do arquivo de Tipo de Rede Credenciada.

    "codigo_plano";"nome_medicamento";"principio_ativo";"fabricante";"descricao";"percentual_subsidio";"codigo_ean";"quantidade_subsidio";"empresa_id";
    “0001“;"Aciclovir";"Aciclovir";"EMS";"Medicamento de teste";"100";"10101012";"10";"";
  7. Não utilize caracteres de ponto e virgula (;) nos conteúdos dos campos:

    Atenção

    Em alguns campos de texto é comum separarmos um item do outro utilizando o caractere ponto e virgula (;). Porém, no momento da exportação, este caractere não pode ser usado como conteúdo do campo, pois o ponto e vírgula é o caractere que delimita o fim de um campo e início de outro, em arquivos CSV.

Mobile Saúde - 2019