Linha Microsiga Protheus PLS

Tópicos:

Introdução

Este documento técnico visa detalhar as integrações já conhecidas pela Mobile Saúde no sistema SIGAPLS - Protheus

A quem se destina as integrações Microsiga Protheus PLS cedidas pela Mobile Saúde

Clientes Microsiga Protheus - módulo Planos de Saúde - que desejam utilizar as soluções Mobile Plataforma do Beneficiário ou Mobile Plataforma do Cooperado, mas que não possuam condições técnicas ou operacionais para construir integrações online por meios próprios ou através da TOTVS.

A Mobile Saúde oferece um serviço de acelerador de integração, composto por software desenhado pela Mobile Saúde - instalado "on-premise" no portal da operadora do Protheus PLS - em servidores do sistema do cliente, fornecendo suporte às funcionalidades detalhadas a seguir.

Essas integrações fazem parte do escopo dos respectivos apps da Mobile Saúde, e foram programados por nosso time para atendimento exclusivo das necessidades do Mobile Plataforma do Beneficiário ou Mobile Plataforma do Cooperado. 

Atenção

As integrações descritas a seguir foram criadas sob supervisão de técnicos de diversas operadoras, e encontram-se em produção nesses clientes. Caso sua empresa entenda que nosso acelerador de integração não está de acordo com seu sistema (por exemplo através de campos ou rotinas customizadas), é possível realizar alterações sem interação do departamento comercial, desde que seu projeto esteja na modalidade HORAS ABERTAS. Nesses casos, as alterações podem ser feitas mediante notificação do analista de implantação.

Restrição importante

Caso se projeto esteja na modalidade "horas fechadas", ou sua empresa deseje modificar alguma configuração já existente e em produção, será necessária nova proposta de serviço prevendo tais ações. Uma vez contratado um projeto de horas fechadas, nenhuma alteração de escopo está prevista. No projeto de horas fechadas, o pacote de integração é instalado com as rotinas padronizadas pela Mobile Saúde, com base nas documentações técnicas e requisitos de sistema disponibilizados pela TOTVS.


Restrição importante

Uma vez instalado, as integrações só poderão ser utilizadas para atendimento às necessidades de produtos Mobile Saúde. Não são suportadas integrações com softwares de terceiros, nem da TOTVS nem de outros fornecedores.

Restrição importante

É imprescindível que sua empresa possua o portal Protheus instalado corretamente, com suporte a WebServices, e as licenças de software correspondentes ao seu sistema Protheus, tanto para usuários finais quanto de usuários de portal. 


Processo de implantação

O processo ocorre da seguinte forma:

  1. O cliente adquire as plataformas, e indica que usa Protheus, solicitando os patches aceleradores;
  2. O cliente prepara a estrutura de informática necessária para homologar os patches enviados pela Mobile Saúde;
  3. A Mobile Saúde envia os patches, e o cliente aplica em ambiente de homologação;
  4. A integração é feita, e o cliente valida o ambiente de homologação (tanto serviços de internet quanto os demais processos de sistema);
    1. Caso existam ajustes ou redesenho de integrações, serão realizadas conforme escopo de serviços HORAS ABERTAS;
  5. O cliente atesta que o funcionamento do app de homologação está de acordo com o esperado.
  6. O cliente aplica os patches em produção;
  7. O app é publicado em produção.
  8. Caso tenha existido horas abertas, a Mobile Saúde apura essas informações, e repassa para o cliente o total de horas, para pagamento de serviço avulso. 


Atenção

Não é possível alterar as integrações sem um projeto de horas abertas.

Integrações existentes:

Informação

As integrações aqui descritas estão em  uso em nossos clientes de base Protheus PLS. Caso sua empresa deseje uma integração não listada aqui, a Mobile Saúde poderá faze-la, desde que no formato "Horas Abertas".

Restrições e ponto de atenção

Para maiores informações sobre o formato de cobrança "Horas abertas", entre em contato com nosso departamento comercial.

1 - Autenticação

Escopo suportado

Os métodos de autenticação com o Protheus utilizam as mesmas tabelas do portal do beneficiário da TOTVS para gravar seus usuários/senhas de acesso.

São suportados os seguintes métodos:

  • Novo usuário 
  • Login
  • Troca de senha
  • Lembrar senha

Pré-requisitos de sistema Protheus

Precisamos que seu sistema suporte ações de login com base no CPF. Não são suportados logins com base em cartão de identificação usando as integrações nativas da Mobile Saúde x Protheus PLS.

2 - Extrato de utilização e coparticipação

Escopo suportado

A Mobile Saúde atende o escopo padrão da ferramenta, listado neste documento técnico:

Extrato de utilização e coparticipação - Escopo da funcionalidade

Pré-requisitos de sistema Protheus

Para que sua empresa possa utilizar essa integração, é necessário que tenha o sistema de guias (digitação, pagamento de guias e cobrança de coparticipação) feito pelo sistema. Caso tenha outros sistemas realizando essas tarefas, não será possível integrar com nosso acelerador.

3 - Segunda via de boletos

Escopo suportado

A Mobile Saúde atende o escopo padrão da ferramenta, listado neste documento técnico:

Débitos - Escopo da funcionalidade

Pré-requisitos de sistema Protheus

É necessário que a rotina de cobrança seja feita pelo Protheus, utilizando as rotinas padrões do sistema. Além disso, é necessário que seus boletos (documentos de extrato de cobrança e/ou ficha de compensação) sejam gerados pela rotina PLSA580 ou pontos de entradas contidos nessa rotina. Caso não preencha esses requisitos, não será possível implantar essa rotina com nosso acelerador.


4 - Demonstrativos (IR):

Escopo suportado

A Mobile Saúde atende o escopo padrão da ferramenta, listado neste documento técnico:

Declarações - Escopo da funcionalidade

Pré-requisitos de sistema Protheus

É necessário que você tenha implementado, em seu sistema Protheus, o relatório .




Mobile Saúde - 2019