Páginas

Em diversos momentos, sua empresa pode necessitar de uma página nova em seu portal, que transmita uma informação, ofereça um documento para download, dê informações sobre um novo produto, entre outras razões.

Outras vezes, a página já existe, mas seu conteúdo pode estar desatualizado ou necessitando de complemento.

Para cada uma dessas situações, sua empresa pode gerar uma nova página e disponibiliza-la no portal, ou mesmo editar um conteúdo já existente, sem necessidade de intervenção e/ou adicionais da Mobile Saúde.

Isso pode ser feito através do nosso gerenciador de conteúdo (CMS) que é liberado juntamente com a ferramenta de portal. Vamos ensina-lo como fazer isso neste artigo:

Para criar ou editar uma página de conteúdo, acesse a área da operadora, identificando-se com seu login e senha (para fazer o login, clique aqui).

Após realizar o login, no menu lateral, selecione opção  "Páginas".

Ao seleciona-la, serão exibidas todas as páginas disponíveis para seu portal.

  • Importante: caso seu menu não possua acesso a essa opção, entre em contato com o administrador da conta da sua empresa. Essa configuração de menus é feita pela sua empresa, e não pela Mobile Saúde.

Caso sua necessidade seja de editar ou excluir uma página existente, coloque o mouse em cima da notícia, que será exibido um botão "Editar" ou "Excluir".

Se desejar excluir várias páginas de uma só vez, marque-as usando o quadradinho ao lado esquerdo de cada notícia, e pressione o botão vermelho com ícone de uma lata de lixo.

Se desejar criar uma nova página de conteúdo, clique na opção "Nova Página".

  • Imagens demonstram todas as opções disponíveis, numa página já existente.

Nos casos onde você escolhe editar ou incluir uma página, uma dela de gerenciamento de conteúdo é exibida.

Nessa tela, você pode criar editar sua página utilizando uma série de ferramentas previamente disponibilizadas pela Mobile Saúde.

Entre essas funcionalidades, destacamos:

  • Negrito / Itálico / Sublinhado;

  • Modificação e formatos;

  • Alinhamento do texto

  • Recortar / Copiar / Colar

  • Refazer / Desfazer digitação 

  • Inserir tabelas

  • Ver e editar código fonte da página - Utilizando esta opção, você pode embutir códigos HTML diretamente na página, se desejar.

Na barra lateral "Publicação" é possível configurar várias outras funções, conforme segue:

  • Indique o nome do autor do conteúdo - item não obrigatório;

  • Data da postagem - dia em que você criou a página de conteúdo do seu site. Preenchimento obrigatório;

  • Data da publicação - informe o dia em que sua página estará disponível. Colocando data futura, a página não será exibida até que a respectiva data chegue;

  • Validade - informe até quando essa data estará disponível;

Na barra lateral "Formato", você poderá escolher um modelo pré-formatado da sua página. Existem vários tipos:

  • Padrão: Formato tradicional, sem nenhum modelo prévio. Você precisa configurar a página totalmente;

  • Galeria de fotos: abrirá uma opção de "Galeria" para você cadastrar uma série de fotografias, que serão demonstrados em um formato de álbum - muito semelhante ao facebook, por exemplo;

  • Podcast: Escolhendo essa opção, a página permitira que você faça o upload de um arquivo de áudio (mp3). Assim, quando o usuário abrir a página em seu site, terá acesso a um controle de áudio exclusivo, podendo retroceder, adiantar e parar / reproduzir o arquivo que está anexado ao conteúdo da página;

  • Vídeo: Nesta opção é possível subir um vídeo diretamente para sua página, ou embutir um vídeo de outras fontes (youtube ou vimeo). Esses vídeos terão um tratamento especial, também com controles de vídeo na página;

  • Sanfona: Opção onde você pode criar várias novas mini-páginas de conteúdo, ocultas através de um menu "sanfona", que é apresentado fechado e é expandido quando tocado.

Na barra lateral "Tipo de Página" você escolhe se sua nova página será um conteúdo com mini-banners ao lado (Coluna lateral) ou se será uma página exclusiva do conteúdo (página inteira).

Em Categorias, é possível indicar uma categoria para sua página (apenas para funções de acompanhamento de assuntos no gerenciamento de conteúdo). Cadastrar uma categoria numa página de conteúdo não afeta o funcionamento / exibição deste. 

Você pode ainda enviar uma foto principal para a página (será exibida na parte superior da página) ou anexar um ou mais arquivos, através da opção "Anexar Arquivos".

Uma vez que você tenha terminado a edição desta página, pressione o botão "Publicar" para torna-la visível imediatamente, ou "Rascunho" para salva-la e edita-la novamente mais tarde. Na opção Rascunho, a página não estará visível em seu Portal. 

  • Importante: após criar uma nova página, você PRECISA vincular essa página a algum menu ou banner / mini-banner. Se você não fizer isso, SUA PÁGINA NÃO SERÁ EXIBIDA.

 

Mobile Saúde - 2019