Funcionalidades do app / portal do beneficiário

Cartão Virtual

Problema: Ao acessar cartão virtual, alguns beneficiários não são exibidos.

  • Solução 1: Acesse a funcionalidade de validador de integração e simule um login com o usuário/senha que está com problemas.

    • Verifique se o validador detecta alguma inconsistência (erro). Se o login for rejeitado, corrija o problema detectado e tente novamente.

  • Solução 2: Acesse a central de logs e localize o evento de login do beneficiário.

    • Verifique se o beneficiário que está faltando está sendo listado no array de beneficiários. Caso não esteja, verifique o porque em sua API. Corrija sua API, valide-a novamente no validador de integração e uma vez validado, verifique se o app exibiu o cartão.

  • Solução 3: Acesse a central de logs e localize o evento de login do beneficiário.

    • Verifique se o beneficiário que está faltando está com o atributo apresentaCartaoVirtual está com conteúdo true. Se não estiver, corrija sua API, valide-a novamente no validador de integração e uma vez validado, verifique se o app exibiu o cartão.

  • Solução 4: Acesse a central de logs e localize o evento de Acesso a funcionalidade referente ao método de login do beneficiário ou acesso ao cartão.

    • Verifique se o beneficiário em questão possui direitos de visualizar seu cartão conforme documentação dessa API. Se não possuir estiver, corrija sua API, valide-a novamente no validador de integração e uma vez validado, verifique se o app exibiu o cartão.

 

Ocorrências

Problema: Não consigo atribuir um status (cancelado por exemplo) no painel do atendente

  • Solução 1: Acesse o painel público > Ocorrências > Tipos de Ocorrências

    • Procure a ocorrência desejada e verifique se o status está criado, caso não esteja verifique todo o processo e implemente o novo status.

    • Veja se o status em questão está com o status igual ATIVO, caso contrário o status não será exibido para atribuição no painel do atendente, verifique internamente o motivo e ajuste.

FormBuilder

Problema: Mesmo ajustando um componente para que retorne dados da API, não estou conseguindo retornar os valores iniciais, como o nome, CPF e etc..

  • Solução 1: Verifique se está utilizando o caminho correto para retornar os dados da API , para beneficiário sempre comece por: json.beneficiario + atributo desejado

 

  • Solução 2: Acesse o painel público > Ocorrências > Templates de Solicitação

    • No template criado para a funcionalidade em questão, verifique se o campo "grupo familiar" está habilitado, sem este parâmetro ativado o Formbuilder não retornará dados da API de beneficiários

 

 

Problema: Temos a necessidade de ter os termos de uso de forma customizada como realizar?

Solução1: É possível criar termos de aceite a partir de formulários, bastando apenas:

  • Criar um formulário com as informações desejadas onde:

    • Aplicamos uma lógica para exibir apenas o termo de aceite para beneficiários do tipo "TITULAR”

 

  • Aplicando a lógica para o formulário não ficar disponível para dependentes.

 

Formulários Condicionais

Problema: Quando há a necessidade de ter formulários para um tipo de pessoas ou planos específicos

No construtor de formulário é possível realizar a criação de formulários de forma condicional, ou seja, para um tipo especifico de beneficiário, esta condição pode variar de formulários criados especificamente para o Titular, Dependente, Sexo ou até mesmo Plano.

Para construir um formulário condicional, será preciso saber a informação desta condição dentro do próprio formulário dentro de grupos, veja no exemplo a baixo:

Neste exemplo é possível ver que há, no mesmo formulário 2 grupos com condições diferentes, no caso, um grupo com a condição de ser “Masculino” e no outro a condição de ser “Feminino”, e dentro de cada um desses grupos, os componentes seriam diferentes, no caso, campos específicos para cada grupo.

Como fazer:

  1. Será preciso criar no mesmo formulário no mínimo 2 grupos, e dentro deles um componente onde retorna a condição, exemplo: Dentro dos grupos terá um componente onde será retornado da API a informação de Sexo.

Dica: Este componente pode ficar oculto.

  1. Para cada um dos grupos, será preciso criar uma regra de ocultar conforme o componente condição que criamos, no caso Sexo.
    A regra ficará desta forma:

A regra diz que, caso o valor do componente Sexo seja diferente de Masculino, o grupo será ocultado;
E para o outro grupo a regra dever ser a inversa desta, ou seja, caso o valor do componente Sexo seja diferente de Feminino, o grupo será ocultado.

IMPORTANTE: O valor do campo pode variar.

  • Desta forma teremos 2 grupos no mesmo formulário que serão exibidos dependendo do Sexo do usuário.

Exemplo em vídeo:

WebView

Problema: Quando ativo minha webview não é possível visualizar: O nome da webview e não é possível visualizar o botão voltar (para retornar ao aplicativo)

  • Solução 1: É necessário criar uma nova webview ( Funcionalidades > Funcionalidades Customizadas > Novo), para que seja habilitado os novos botões da webview em parametros da webview:

    • exibirBotaoVoltar

    • exibirHeader

Login

Problema: Beneficiário não consegue acessar a conta no aplicativo. Ao tentar realizar:

  • Login

  • Primeiro acesso

Aparece o erro falha ao criar a sessão do usuário.

Solução 1: Esta mensagem de erro ocorre pois algum conteúdo do login do beneficiário apresenta problemas, neste caso basta verificar no validador de integração no configurador público para verificar o motivo e depois acertar no cadastro do beneficiário.

Banners

Problema: Meus banners no app não giram automaticamente, ficando de maneira estática.

Solução 1: É necessário possuir 2 ou mais banners.

Solução 2: É necessário habilitar/verificar se o parâmetro “bannerMovimentoAutomatico”, está habilitado para verificar basta ir em: Configurador público > Configurador de funcionalidades > Parâmetros do App > bannerMovimentoAutomatico.

Extrato Reembolso

Problema: Não é possível visualizar filtros de data na funcionalidade de extrato de reembolso.

Solução1: É necessário habilitar/verificar se o parâmetro “exibeFiltroPeriodo”, está habilitado para verificar basta ir em: Configurador público > Configurador de funcionalidades > Menu Serviços > Extrato de Reembolso > Parâmetros > exibeFiltroPeriodo

Solução2: Após realizar a solução 1, faça o download de uma nova versão (no caso em sandbox) e realize o logout e faça um novo login na plataforma.

Limpeza de Cache

Problema: Não consigo acessar funcionalidades que foram atualizadas no painel público

Solução1: É necessário realizar a limpeza de cache do seu navegador, tomando cuidado para não apagar dados sensíveis, como senhas e dados de navegação que são muito importantes, para isso basta seguir este nosso passo a passo.

Esqueci minha senha

Problema: Ao informar o email, há um retorno “método de envio não implementado”

Solução1: É preciso verificar se há um email configurado no cadastro de contas de E-mail no painel publico, este email é responsável por ser o remetente do envio.

Solução2: Verificar se há um template de email configurado no cadastro de templates de E-mail, o template de email é responsável por ser o conteúdo do email.

Importante se atentar com este email, pois por se tratar de um email de esqueci minha senha, quando é feito essa ação, o usuário deve receber um código em seu email para realizar uma nova senha, e no template de email deve ter uma macro configurada junto ao corpo do email, sendo ela {{ codigo }}.


Exemplo de corpo de email de template:

Você solicitou o reinício de senha. Para que o processo seja completado, é necessário que confirme a solicitação, indicando o código abaixo no app: {{ codigo }} Atenciosamente, Equipe Mobile Saúde

 

Após a configuração ser feita, é preciso vincular a funcionalidade de Recuperar senha no Configurador de Funcionalidades > Opções de login.

Múltiplas despesas em um protocolo de solicitação

É possível que as solicitações mais de mais de uma única despesa, por exemplo, varias despesas em um único protocolo de reembolso.

Solução:
Em templates de solicitação, edite um assunto vinculado ao template.

Ative a checkbox de “Permite multiplas entradas” e configure a “Quantidade máxima de entradas

 

Problema: Como colocar os horários dos logs corretamente?

Para trocar o fuso horário (timezone) de um container Docker em execução, você pode seguir estas etapas:

  1. Primeiro, você precisa entrar no container. Você pode fazer isso usando o comando docker exec seguido pelo ID ou nome do container e um shell interativo, como o bash. Por exemplo:

    docker exec -it <container_id_ou_nome> bash
  2. Dentro do container, você pode configurar o fuso horário usando o comando tzdata, selecionando o local de horário correspondente a sua área de localização (São Paulo/Brasilia, Acre, Amazonas ou Fernando de Noronha)

    # Configurar o fuso horário interativamente dpkg-reconfigure tzdata
  3. Após configurar o fuso horário, saia do shell interativo dentro do container, digitando exit.

  4. Reinicie o container para que as alterações se reflitam

  1. Verifique que agora os horários estão corretamente acompanhando o seu container