O processo de atualização ou publicação da primeira versão dos apps Androids, quanto ao caso do COVID-19, precisam informar previamente das informações contidas no app, que fazem menção à pandemia, ao vírus, ao isolamento e quaisquer assuntos relacionados ao temaA Google está tomando medidas preventivas, para impedir que pessoas publiquem desinformação ou conteúdos nocivos em relação ao corona vírus. Por tanto, para apps que pretendem seguir publicando conteúdos que mencionam o corona vírus e afins, precisam realizar algumas operações para autorização da publicação do app.
Apenas entidades que sejam credenciadas - também entidades credenciadas que sedem a permissão à outras entidades, para construção do app - ou órgãos de saúde do governo , de comunicação oficial sobre o tema, poderão fazer marketing relacionados ao COVID-19. Para operadoras de saúde ou entidades reconhecidas, será necessário enviar previamente um formulário contendo a prova de que determinada entidade ou órgão, é autorizado para tratar de informações, nesse caso, relacionadas ao COVID-19.
Segue os passos que precisam ser realizados ANTES do envio do binário para revisão.
Passos para publicação
Preenchimento do formulário:
...
Após o envio, o prazo de resposta é de 2 dias úteis. O envio do binário para revisão, deve aguardar a resposta dessa solicitação. Caso seja enviado antes da resposta, o app poderá ser recusado.info
Link do pronunciamento do Google
https://www.blog.google/inside-google/company-announcements/coronavirus-covid19-response/