Extrato de utilização e coparticipação - Escopo da funcionalidade

Informações

Nessa documentação identificamos as possibilidades que compõem o escopo padrão da funcionalidade Extrato de utilização e coparticipação.

Nessa funcionalidade, a utilização e coparticipação estão disponíveis na mesma rotina, separadas por abas. 

A funcionalidade de extrato de utilização e coparticipação inclui:

  • Rotinas nativas para iOS e Android;
  • Rotinas nativas para Web (área do beneficiário);
  • Geração de relatório em PDF de forma automática, no padrão exigido pela lei (ANS - PIN-SS Utilização);

Para que sua empresa utilize essa integração, é necessário que já exista a integração de autenticação  (métodos de login, por exemplo). Sem essa integração, não é possível configurar a integração prevista neste documento.

Fluxo do processo

  • O beneficiário acessa o app ou interface web, e realiza login na aplicação;
    • Ao acessar a rotina de "Utilização / Coparticipação" o beneficiário tem acesso a um seletor de "Mês / Ano" ;
  • Com base nessas informações, a rotina irá buscar em seu sistema as informações de utilização e coparticipação no seu WS / método disponível;
  • Uma vez exibidas as informações, o usuário do app pode visualiza-las em tela, ou emitir um relatório (padrão Mobile Saúde) em PDF.

Todas as informações exibidas pela rotina são obtidas, de forma online, pela Mobile Saúde, utilizando APIs construídas para realizar tal integração. A Mobile Saúde não armazena, sob nenhum aspecto, informações sobre conteúdos exibidos para os beneficiários de sua empresa. Dessa forma, sempre que necessário, o app realizará novas solicitações, buscando por uma lista atualizada e detalhes das declarações.

Documentação de integrações necessárias para essa funcionalidade

A funcionalidade de Extrato de utilização e coparticipação exige que sua empresa construa integrações com o layout padrão de webservice elaborado pela Mobile Saúde, disponível no link abaixo:

Extrato de Utilização e Coparticipação

Nossos sistemas validam, de forma automatizada, a estrutura dos webservices e os tipos de dados fornecidos no retorno das requisições. Na prática, sua empresa precisa obedecer exatamente a documentação técnica disponível no link acima.

A impossibilidade de adoção desse padrão de integração por parte de sua empresa impede que essa rotina seja implantada. Nesses casos, um projeto de customização pode ser oferecido, com custos e formato de cobrança diferentes dos estabelecidos no "Escopo padrão".

Extrato de utilização e coparticipação - acessando as informações - fluxo de telas do app

As telas a seguir demonstram a funcionalidade de extrato de utilização e coparticipação, usando o app Plataforma do beneficiário. 

Nesta funcionalidade, é possível ocultar a aba de utilização ou coparticipação, de acordo com sua necessidade. Para fazer isso, especifique sua necessidade para a Mobile Saúde. A configuração é feita de forma online, sem necessidade de modificações nos seus WebServices. 

Da mesma forma, é possível ocultar dados em tela. Porém, incluir novas informações está fora do escopo. Por isso, incluir novos campos nas rotinas padrões não está no escopo da rotina padrão, e será tratado como customização.

1 - Acessando a rotina na dashboard (o texto "Declarações" pode ser modificado de acordo com a necessidade). Essa modificação pode ser feita em tempo de projeto, e após entrar em produção ser modificada via chamado, sem custos.

O usuário do app escolhe qual período deseja visualizar (por mês).

Nessa imagem, é possível perceber que estão disponíveis extrato de utilização e coparticipação, em abas distintas. Sua empresa pode optar por mostrar apenas uma delas. Para configurar essa aparência, é necessário intervenção da Mobile Saúde. Essa ação é uma configuração, não configurando customização.

3 - Serão exibidas as informações de utilização, na referida aba. 

Perceba que existem quebras por tipo de eventos, conforme previsto na lei (PIN-SS Utilização - RN 389). No fim, existe o totalizador por período. 

Os títulos / quebras serão exibidos conforme o layout e textos adotados na integração prevista.

4 - Exemplo de como as informações podem ser exibidas, no extrato de coparticipação.

É possível configurar o extrato de coparticipação para mostrar, ao lado do valor de coparticipação, o valor do serviço. Trata-se de uma configuração, não caracterizando customização.

5 - Ao pressionar o botão de compartilhar, é gerado um relatório em PDF (padrão Mobile Saúde). Quando a aba ativia é a de utilização, um relatório com o padrão de extrato de utilização é gerado.

6 - Da mesma forma, é possível gerar um relatório de coparticipação em PDF, quando a aba de coparticipação estiver ativa.


Extrato de utilização e coparticipação - acessando as informações - fluxo de telas usando a área do beneficiário

A seguir será exemplificado o fluxo da aplicação web, durante acesso da rotina de utilização e coparticipação.

Atenção

O uso desta funcionalidade está condicionado a aquisição do produto Área do Beneficiário, que é contratado de forma separada em alguns planos. Entre em contato com o departamento comercial da Mobile Saúde para adquirir essa funcionalidade, ou confirmar se existe em seu contrato.


1 - Ao acessar a área do beneficiário e identificar-se, o usuário da aplicação tem acesso à funcionalidade "Utilização e coparticipação" também na web;

2 - Após escolher o mês/ano e pressionar "Enviar", os dados de utilização são exibidos abaixo. 

Da mesma que no app, as informações de utilização e coparticipação estão dispostas em abas. É possível ocultar uma das abas, conforme sua necessidade, bastando informar a Mobile Saúde.

3 - As informações de coparticipação estão dispostas também, na aba relacionada..

4 - Pressionando o botão "Extrato detalhado" na rotina de utilização, um extrato de utilização é exibido.

5 - Da mesma forma, ao detalhar o extrato de coparticipação, as informações são geradas em um PDF, que pode ser baixado pelo usuário da web.



Mobile Saúde - 2019