Declarações - Escopo da funcionalidade

Informações

Nessa documentação identificamos as possibilidades que compõem o escopo padrão da funcionalidade Declarações.

Essa é uma funcionalidade muito versátil, que permite a sua empresa oferecer diversos tipos de documentos, sob demanda.

Geralmente, clientes utilizam essa funcionalidade para divulgar extrato anual de IR, cartas de quitação e permanência.

Para que sua empresa utilize essa integração, é necessário que já exista a integração de autenticação  (métodos de login, por exemplo). Sem essa integração, não é possível configurar a integração prevista neste documento.

Fluxo do processo

  • O beneficiário acessa o app ou interface web, e realiza login na aplicação;
    • Ao acessar a rotina de "Declarações" o beneficiário tem acesso imediato as cobranças atribuídas ao seu login;
  • Com base nessas informações, é possível exibir os tipos de declarações disponíveis, bem como visualizar todas as versões de documentações;
  • O usuário do app e da web podem clicar / tocar nas versões de documentos e visualiza-las, e até mesmo compartilha-las utilizando email, WhatsApp, entre outros apps.

Todas as informações exibidas pela rotina são obtidas, de forma online, pela Mobile Saúde, utilizando APIs construídas para realizar tal integração. A Mobile Saúde não armazena, sob nenhum aspecto, informações sobre conteúdos exibidos para os beneficiários de sua empresa. Dessa forma, sempre que necessário, o app realizará novas solicitações, buscando por uma lista atualizada e detalhes das declarações.

Documentação de integrações necessárias para essa funcionalidade

A funcionalidade de débitos exige que sua empresa construa integrações com o layout padrão de webservice elaborado pela Mobile Saúde, disponível no link abaixo:

Link para documentação de integração das declarações

Nossos sistemas validam, de forma automatizada, a estrutura dos webservices e os tipos de dados fornecidos no retorno das requisições. Na prática, sua empresa precisa obedecer exatamente a documentação técnica disponível no link acima.

A impossibilidade de adoção desse padrão de integração por parte de sua empresa impede que essa rotina seja implantada. Nesses casos, um projeto de customização pode ser oferecido, com custos e formato de cobrança diferentes dos estabelecidos no "Escopo padrão".

Declarações - acessando as declarações - fluxo de telas usando o app

As telas a seguir demonstram a funcionalidade de declarações, usando o app Plataforma do beneficiário. Exemplificaremos a seguir declarações de IR, carta de quitação e permanência.

Na funcionalidade de declarações, podem ser adicionados outros tipos de documentos. Os tipos e o número de versões são livres, e podem ser modificados através da configuração das integrações descritas anteriormente nesse documento. 

1 - Acessando a rotina na dashboard (o texto "Declarações" pode ser modificado de acordo com a necessidade). Essa modificação pode ser feita em tempo de projeto, e após entrar em produção ser modificada via chamado, sem custos.

2 - Usuário verifica a lista de declaraçõe disponíveis, separados por tipo de documento. Abaixo de cada tipo, são exibidas as versões de cada documento.

O conteúdo exibido nessa tela é totalmente construído com base nos Webservices previstos no modelo de integração. Leia atentamente esse documento de integração para obter o melhor desempenho da rotina, que é extremamente customizável.

3 - Ao tocar sobre uma linha de conteúdo - por exemplo, IMPOSTO DE RENDA 2018 - o PDF vinculado ao registro é exibido. 

Sempre o usuário do app acessar a rotina, será feito um request na API. Dessa forma, caso detecte que a documentação precisa ser atualizada, basta modificar o conteúdo no ENDPOINT, não necessitando de nenhuma carga ou modificação no app. Os dados serão atualizados automaticamente, com base no arquivo retornado no seu WS.

4 - Exemplo de visualização da carta de quitação.

5 - Ao tocar na carta de permanência, é exibido conteúdo acima.



Declarações - acessando as declarações - fluxo de telas usando a área do beneficiário

A seguir será exemplificado o fluxo da aplicação web, durante acesso da rotina de declarações.

Atenção

O uso desta funcionalidade está condicionado a aquisição do produto Área do Beneficiário, que é contratado de forma separada em alguns planos. Entre em contato com o departamento comercial da Mobile Saúde para adquirir essa funcionalidade, ou confirmar se existe em seu contrato.


1 - Ao acessar a área do beneficiário e identificar-se, o usuário da aplicação tem acesso à funcionalidade "Declarações" também na web;

2 - Assim como no app, todas as declarações disponíveis ficam exibidas em grupos, e as versões são exibidas dentro dos agrupamentos.. 

O conteúdo exibido nessa tela é totalmente construído com base nos Webservices previstos no modelo de integração. Leia atentamente esse documento de integração para obter o melhor desempenho da rotina, que é extremamente customizável.

3 - Ao exibir a declaração de IR, um PDF será exibido (o documento exibido será o obtido através do arquivo anexado no seu WS, ou link enviado no mesmo WS).

4 - Ao exibir a carta de quitação, um PDF será exibido, seguindo as mesmas regras do WS construído por sua empresa.

5 -Acima um exemplo de como a carta de quitação é exibida na área do beneficiário na web. Lembrando que o conteúdo é fornecido pelo seu WS, as imagens aqui documentadas são apenas para referência de como é o funcionamento do escopo padrão.



Mobile Saúde - 2019