Débitos - Escopo da funcionalidade

Informações

Rotina que permite que sua empresa demonstre, com segurança, praticidade e com controle de acesso via usuário/senha, os débitos (boletos) atribuídos a determinada empresa ou grupo familiar..

Essa integração ocorre online, integrando os sistemas da Mobile Saúde com seu sistema gestor de cobrança, de forma transparente para usuário que utiliza o app.

Para que sua empresa utilize essa integração, é necessário que já exista a integração de autenticação  (métodos de login, por exemplo). Sem essa integração, não é possível configurar a integração prevista neste documento.

Fluxo do processo

  • O beneficiário acessa o app ou interface web, e realiza login na aplicação;
  • Ao acessar a rotina de "Débitos", "Boletos", ou "2a via de cobrança" - dependendo da sua configuração de nomes das funcionalidades - o beneficiário tem acesso imediato as cobranças atribuídas ao seu login;
  • Com base nessas informações, é possível:
    • Verificar todas as cobranças efetuadas até hoje;
    • Identificar de forma rápida cobranças já quitadas, vencidas ou a vencer;
    • Ao tocar sobre uma cobrança listada, visualizar seus detalhes;
    • Ter acesso a ficha de compensação (Boleto), extrato de cobrança (fatura), e comprovante de quitação (quando disponível).

Todas as informações exibidas pela rotina são obtidas, de forma online, pela Mobile Saúde, utilizando APIs construídas para realizar tal integração. A Mobile Saúde não armazena, sob nenhum aspecto, informações sobre cobranças dos beneficiários de sua empresa. Dessa forma, sempre que necessário, o app realizará novas solicitações, buscando por uma lista atualizada e detalhes atualizados de suas cobranças.


Documentação de integrações necessárias para essa funcionalidade

A funcionalidade de débitos exige que sua empresa construa integrações com o layout padrão de webservice elaborado pela Mobile Saúde, disponível no link abaixo:

Link para documentação online de integração - Débitos

Nossos sistemas validam, de forma automatizada, a estrutura dos webservices e os tipos de dados fornecidos no retorno das requisições. Na prática, sua empresa precisa obedecer exatamente a documentação técnica disponível no link acima.

A impossibilidade de adoção desse padrão de integração por parte de sua empresa impede que a rotina de débitos - escopo padrão - seja implantada. Nesses casos, um projeto de customização pode ser oferecido, com custos e formato de cobrança diferentes dos estabelecidos no "Escopo padrão".

Os documentos em PDF exibidos nessa documentação são gerados por sua empresa, através da integração dos Webservices - Base64 ou link para download do PDF. 


Débitos - verificando cobranças pelo app - fluxo de telas

As telas a seguir demonstram a funcionalidade de débitos usando o app Plataforma do beneficiário.

1 - Acessando a rotina na dashboard (o texto "Boletos" pode ser modificado de acordo com a necessidade). Essa modificação pode ser feita em tempo de projeto, e após entrar em produção ser modificada via chamado, sem custos.

2 - Usuário verifica a lista de débitos disponíveis, com suas respectivas situações (A vencer, vencidos ou pagos). 

Os textos "A Vencer", "Vencido" e "Pago" podem ser substituídos por outros textos de sua preferência, durante a implantação do módulo. Caso necessite trocar esses textos após a entrada do app em produção, valores referentes a serviços podem ser aplicados.

3 - Ao tocar nos detalhes de uma cobrança, exibimos os dados principais, bem como possibilidade de copiar a linha digitável - para pagar no homebanking de preferência do seu cliente - bem como emitir extratos e boletos (ou comprovantes de quitação).

4 - Ao tocar no extrato, o app permite visualizar os detalhes da cobrança, ou mesmo compartilhar essa cobrança (whatsapp, sms ou e-mail, por exemplo).

5 - Caso o débito ainda não esteja pago, é possível acessar a ficha de compensação.

6 - Nos casos onde o débito já foi pago, os detalhes da cobrança tem a opção de emitir o comprovante de quitação.

7 - Ao escolher o modelo "Comprovante", são exibidas informações sobre a quitação do débito.



Débitos - verificando cobranças na área do beneficiário - fluxo de telas

A seguir será exemplificado o fluxo da aplicação web, durante acesso da rotina de boletos.

Atenção

O uso desta funcionalidade está condicionado a aquisição do produto Área do Beneficiário, que é contratado de forma separada em alguns planos. Entre em contato com o departamento comercial da Mobile Saúde para adquirir essa funcionalidade, ou confirmar se existe em seu contrato.


1 - Ao acessar a área do beneficiário e identificar-se, o usuário da aplicação tem acesso à funcionalidade "Boleto" também na web;

2 - De imediato o sistema exibe informações sobre todos os débitos disponíveis para consulta (A vencer, vencidos ou pagos). 

Os textos "A Vencer", "Vencido" e "Pago" podem ser substituídos por outros textos de sua preferência, durante a implantação do módulo. Caso necessite trocar esses textos após a entrada do app em produção, valores referentes a serviços podem ser aplicados.

3 - Ao pressionar o botão "Boletos", é exibido um PDF da ficha de compensação. O usuário da aplicação pode baixar o documento e anexa-lo a um e-mail, por exemplo.

4 - Ao pressionar o botão "Extrato", será exibido o extrato de cobrança.

5 - Na opção "Detalhes", é possível visualizar dados gerais da cobrança. Além disso, pode-se utilizar o botão "Copiar código" para guardar a linha digitável na memória do computador, facilitando a digitação no homebanking do beneficiário.

6 - Para os débitos que constam como "Pago", os detalhes do débito são apresentados dessa forma.


Mobile Saúde - 2019